AHP assinala 5.º Aniversário do Programa HOSPES

AHP assinala 5.º Aniversário do Programa HOSPES

Categoria Ambiente, Resíduos

A Ambiente Magazine.pt esteve, ontem, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, para a celebração do quinto aniversário do Programa HOSPES, um Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade realizado pela Associação Hoteleira de Portugal (AHP). A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A AHP atribuiu um total de 53 Selos de Responsabilidade Social “We Share” e 101 Selos de Sustentabilidade Ambiental “We Care” a várias unidades hoteleiras, referentes ao seu compromisso com o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental no ano de 2017.

Os Selos visam distinguir as unidades hoteleiras que contribuem para o desenvolvimento sustentável da atividade, através da participação no Programa HOSPES e conferir notoriedade e reconhecimento perante os hóspedes e stakeholders da indústria.

O ano 2017 foi considerado o melhor ano de sempre para o turismo e para a hotelaria e Raul Martins, presidente da AHP, afirma que “é com grande orgulho, empenho e convicção que constatámos que o Programa HOSPES acompanhou estes recordes”, conseguindo doar, “só no ano passado, 21.754 bens.”

Cristina Siza Vieira

Em cinco anos de Programa HOSPES, Cristina Siza Vieira, diretora executiva da AHP, faz um balanço positivo: “Foram entregues 48 mil bens e equipamentos, entre eles camas e colchões, mobiliário, roupas de cama e casa de banho, equipamentos de cozinha, equipamentos elétricos e eletrónicos”.

 Estima-se que, entre 2013 e 2017, o valor destas doações por parte dos hotéis tenha atingido os 800 mil euros. Por seu turno, o custo de substituição dos bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 3,2 milhões de euros.

Enquadramento do Programa HOSPES

 Este programa surgiu em 2012, no “contexto de crise económica. Na altura, pensou-se em fazer algo que não fosse tão evidente do ponto de vista de relevo económico, mas sim do ponto de vista do relevo social”, explica a diretora executiva.

A AHP criou, então, um projeto que consistia na doação de colchões usados de unidades hoteleiras associadas, em bom estado de conservação, mas em vias de substituição, a instituições de ação social (IPSS), através da articulação da AHP.

 A ação teve uma resposta imediata, tanto a nível de doações de hotéis, como de solicitações por parte das instituições e, rapidamente, deixaram de ser só colchões os materiais doados.

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, sublinhou que “a AHP quer chegar mais longe e envolver mais associados e hoteleiros no Programa”.

No decorrer da Cerimónia foi ainda entregue pelo Ministro do Ambiente ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, o resultado pecuniário do Prémio Electrão by AHP. Este projeto de Sustentabilidade Ambiental da AHP, em parceria com a AMB3E, visa recolher, para tratamento e valorização, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA).

Quanto ao Programa HOSPES, João Pedro Matos Fernandes mostrou total disponibilidade face a uma parceria entre o seu ministério e as cadeias hoteleiras no sentido de, por exemplo, “encontrar formas de utilizar, de maneira privilegiada, bicicletas, motas elétricas e transportes partilhados”, acreditando que os hotéis são “promotores deste tipo de projetos.”