AHRESP marca presença no NOS Alive’18 com a campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente”

AHRESP marca presença no NOS Alive’18 com a campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente”

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai marcar presença nos NOS Alive’18 com a campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente” e sensibilizar para a necessidade de adotar hábitos de consumo amigos do ambiente e apelar a comportamentos responsáveis no que respeita à utilização de artigos de plástico.

No próximo dia 13 de julho, a partir das 17h00, as “Brigadas Menos por Mais”, constituídas por 20 jovens, irão percorrer o recinto do NOS Alive’18 e além de promoverem a consciência ambiental vão também proceder à recolha de plásticos (como copos, palhinhas, pratos e talheres de plástico). As “Brigadas Menos por Mais” marcarão igualmente presença em feiras, praias e outros festivais de música como a Feira de S. Mateus e praia da Zambujeira do Mar, entre outros locais.

“Através desta iniciativa, a AHRESP pretende chegar ao público mais jovem e promover novos hábitos de consumo. Associámos-nos ao NOS Alive uma vez que é um evento com longa tradição no que respeita à preocupação ambiental e que, por exemplo, utiliza copos biodegradáveis e dispõe de mesas e bancos de plástico que resultaram da reciclagem efetuada nas edições anteriores”, adianta Joaquim Ribeiro, vice presidente da AHRESP.

“As preocupações ambientais estão na génese da atividade da AHRESP. Temos vindo a trabalhar ativamente nestas matérias e contamos, desde 2011, com um Guia de Boas Práticas Ambientais e com o Sistema Verdoreca, ambos pioneiros na Europa. Promovemos também junto dos nossos associados a separação de todos os resíduos de embalagens usadas, garantindo o seu devido encaminhamento e contribuindo para o cumprimento das metas nacionais em termos de reciclagem.”

“O nosso principal objetivo com a campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’ é promover a diminuição dos resíduos plásticos, incentivar o investimento e a inovação, através do aumento da procura de materiais recicláveis e alavancar uma economia circular que preserve o ambiente e ajude as empresas a tornaram-se mais competitivas”, conclui o responsável.

A AHRESP está também a promover um passatempo no site da campanha, nas redes sociais Instagram e Twitter e num spot na Rádio Comercial, que irá oferecer quatro bilhetes para um festival de verão do próximo ano. Para se habilitarem, só têm de dar asas à sua imaginação, construírem uma torre feita exclusivamente de copos, palhinhas, pratos e talheres de plástico e partilharem com a hashtag #menosplasticomaisambiente. O passatempo estará no ar até ao dia 31 de agosto.

Este movimento da AHRESP, que conta com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, foi lançado em maio e irá percorrer o país até outubro e impactar diferentes públicos. Além dos mais jovens, irá também intervir junto dos empresários da restauração e hotelaria, através de um roadshow que vai passar pelo Porto, Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora, Albufeira e Ponta Delgada (Açores), e que irá realizar-se de setembro a outubro.

A campanha “Menos Plástico Mais Ambiente” insere-se na primeira estratégia europeia para os plásticos, lançada no início deste ano no quadro do Pacote da Economia Circular da Comissão Europeia (PAEC).