Air Liquide investe 18 milhões na produção de hidrogénio neutro em carbono por electrólise

Air Liquide investe 18 milhões na produção de hidrogénio neutro em carbono por electrólise

Categoria Advisor, Empresas

A Air Liquide anuncia a aquisição 18,6% do capital da Canadiana Hydrogenics Corporation, líder em equipamento de produção de hidrogénio por electrólise e pilhas de combustível. Esta transação estratégica, que representa um investimento de 20,5 milhões de US dólares (18 milhões de euros), permite ao Grupo reafirmar o seu compromisso a longo prazo para com os mercados do hidrogénio energia e a sua ambição de ser um dos principais actores no fornecimento de hidrogénio isento de carbono, em particular para os mercados industrial e da mobilidade.

Com a convicção que o hidrogénio terá um papel chave na transição energética, a Air Liquide tem sido pioneira no desenvolvimento do sector do hidrogénio há vários anos. A Air Liquide e a Hydrogenics também chegaram a um acordo tecnológico e comercial para desenvolverem em conjunto tecnologias de electrólise PEM (Membrana de Troca de Protões) dirigidas aos mercados do hidrogénio energia, em rápido crescimento em todo o mundo.

François Darchis, senior vice-president e membro do Executive Committee do Grupo Air Liquide, responsável pela Inovação, comentou este investimento: “A electrólise da água é uma das principais tecnologias para acelerar o desenvolvimento do hidrogénio como vector de energia sustentável. De facto, permite a produção de hidrogénio isento de carbono, graças à electricidade a partir de fontes renováveis. Graças a esta parceria com a Hydrogenics, líder em tecnologias de electrólise e pilhas de combustível, a Air Liquide está a reforçar o seu portefólio de tecnologias de produção de hidrogénio, bem como a sua capacidade de fornecer hidrogénio neutro em carbono competitivo e em grande escala. Mais do que nunca, acreditamos que o hidrogénio será fundamental na luta contra o aquecimento global. A redução de emissões de CO2 é vital para o planeta. A Air Liquide tem nesta área os objectivos mais ambiciosos do seu sector.”