Air Liquide investe 18 milhões na produção de hidrogénio neutro em carbono por electrólise

A Air Liquide anuncia a aquisição 18,6% do capital da Canadiana Hydrogenics Corporation, líder em equipamento de produção de hidrogénio por electrólise e pilhas de combustível. Esta transação estratégica, que representa um investimento de 20,5 milhões de US dólares (18 milhões de euros), permite ao Grupo reafirmar o seu compromisso a longo prazo para com os mercados do hidrogénio energia e a sua ambição de ser um dos principais actores no fornecimento de hidrogénio isento de carbono, em particular para os mercados industrial e da mobilidade.

Com a convicção que o hidrogénio terá um papel chave na transição energética, a Air Liquide tem sido pioneira no desenvolvimento do sector do hidrogénio há vários anos. A Air Liquide e a Hydrogenics também chegaram a um acordo tecnológico e comercial para desenvolverem em conjunto tecnologias de electrólise PEM (Membrana de Troca de Protões) dirigidas aos mercados do hidrogénio energia, em rápido crescimento em todo o mundo.

François Darchis, senior vice-president e membro do Executive Committee do Grupo Air Liquide, responsável pela Inovação, comentou este investimento: “A electrólise da água é uma das principais tecnologias para acelerar o desenvolvimento do hidrogénio como vector de energia sustentável. De facto, permite a produção de hidrogénio isento de carbono, graças à electricidade a partir de fontes renováveis. Graças a esta parceria com a Hydrogenics, líder em tecnologias de electrólise e pilhas de combustível, a Air Liquide está a reforçar o seu portefólio de tecnologias de produção de hidrogénio, bem como a sua capacidade de fornecer hidrogénio neutro em carbono competitivo e em grande escala. Mais do que nunca, acreditamos que o hidrogénio será fundamental na luta contra o aquecimento global. A redução de emissões de CO2 é vital para o planeta. A Air Liquide tem nesta área os objectivos mais ambiciosos do seu sector.”