Ajuda vai ter bacia para reter água da chuva e reduzir cheias em Alcântara

Vai nascer no novo Parque Urbano do Alto da Ajuda (Lisboa) uma bacia de retenção de águas da chuva que terá como objetivo diminuir os problemas com as cheias na zona da Cordoaria (Alcântara) sempre que há um volume de pluviosidade superior ao normal, refere o Diário de Notícias.

O estudo prévio deste projeto será conhecido esta manhã num encontro onde a Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar as várias soluções que estão a ser analisadas, em projeto ou já em construção na cidade, para regularizar os ciclos da água de forma a evitar as cheias que com regularidade atingem as zonas baixas.

“Há um conjunto de ações que têm muita importância na drenagem da cidade. Soluções que têm origem no controlo da origem e com um custo reduzido”, adiantou José Sá Fernandes, o vereador responsável pela Estrutura Verde e Energia da autarquia.

Neste colóquio, que terá lugar na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, ficarão a ser conhecidos os projetos para a requalificação da linha de água e das bacias de retenção no Parque do Vale da Ameixoeira, a forma como essa retenção irá ser efetuada na zona da futura Feira Popular de Lisboa – em Carnide – e os trabalhos para naturalizar o escoamento das águas no Parque Eduardo VII, obra que irá incluir uma empreitada para a reparação dos pavimentos da zona.

Nesta ocasião serão ainda analisadas as soluções já colocadas em prática na Quinta da Granja e no Campo Grande e as ideias previstas para o Vale de Alcântara, nomeadamente no Parque Urbano da Quinta da Bela-Flôr. Em discussão vão estar igualmente os dois parques que estão a ser construídos no chamado corredor verde oriental – Vale da Montanha e Vale Fundão.