Albufeira acolhe seminário no âmbito da Mobilidade Urbana Sustentável

Albufeira acolhe seminário no âmbito da Mobilidade Urbana Sustentável

Categoria Advisor, Agenda

“Vamus Caraterizar e Diagnosticar” é o nome do Seminário que irá ter lugar no dia 26 de outubro, na Câmara Municipal de Albufeira, no âmbito do projeto de Mobilidade Urbana Sustentável da Região do Algarve, promovido pela AMAL e no qual o Município de Albufeira está integrado.

O evento tem início às 9h30 com a realização de um Fórum no Salão Nobre, para apresentação e debate dos trabalhos de caraterização e diagnóstico sobre a mobilidade no Algarve. A sessão contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, do presidente da AMAL, Jorge Botelho, e do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio.

O Fórum representa a conclusão da primeira fase de trabalhos rumo a uma “Região Carbono Zero”, que tem por objetivo pensar e planear como nos vamos deslocar no futuro e como o podemos fazer de forma mais eficiente, inclusiva e amiga do ambiente. Durante o debate irão ser respondidas questões-chave como “Quem se desloca?”, “Como?”, “Para quê?” e “Quais as opções de mobilidade existentes?” no Algarve. A apresentação será feita em sessão aberta ao público pelos técnicos que, nos últimos meses, realizaram o intenso trabalho de caraterização e diagnóstico das deslocações na região. Serão também revelados os resultados do inquérito online realizado durante o verão e no qual se desafiou os moradores e os visitantes da região a partilhar os seus padrões de deslocação e a idealizar futuros modelos de mobilidade urbana sustentável.

O projeto “Vamus – Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, que representa a concertação dos 16 municípios da região. Pela natureza coletiva da mobilidade, chamou também ao projeto um vasto conjunto de parceiros com responsabilidades na geração de deslocações na região que subscreveram a “Carta de Compromisso para a Mobilidade Sustentável no Algarve”, entre os quais se encontra o Município de Albufeira.

O fórum contará com a presença de representantes dos cerca de 50 signatários da Carta de Compromisso pela Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, que, após a apresentação, se dedicarão durante a tarde, em workshop fechado, ao lançamento da etapa seguinte deste projeto, nomeadamente as bases do desenho de novos modelos de mobilidade, que integrarão o plano de ação com medidas a adotar por cada um dos intervenientes na mobilidade, elencando potenciais fontes de financiamento dentro dos diferentes pacotes de incentivos comunitários. Avançarão também novas abordagens para o desenvolvimento e implementação do Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI).