Albufeira é líder nacional em praias com qualidade de ouro

Albufeira é líder nacional em praias com qualidade de ouro

Albufeira volta a ser o concelho a nível nacional com o maior número de praias com Qualidade da Água de Ouro, galardão que ostenta há sete anos consecutivos. Esta época são 23 as zonas balneares classificadas com o grau de Ouro, mais uma do que no ano passado, com a praia de Olhos de Água a entrar para a lista nacional.

O galardão é atribuído no início de cada época balnear pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares do país, cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade, ou seja, as análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) têm de apresentar o nível de “excelente” durante os últimos cinco anos. Este ano foram classificadas as seguintes praias com qualidade de Ouro: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé – Leste, Galé – Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha – Baixinha Poente, Salgados, Santa Eulália e São Rafael.

À insígnia de Ouro da Quercus junta-se a classificação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que este ano voltou a atribuir a Albufeira 26 Bandeiras Azuis, uma das quais à Marina de Albufeira.

Para Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado, “este é o resultado do trabalho que tem vindo a ser feito durante todo o ano para que Albufeira continue na linha da frente no que diz respeito à qualidade das suas praias”. O autarca acredita que estas distinções vêm “reforçar a imagem do maior destino turístico do país, atraindo e fidelizando mais visitantes”.