Albufeira recebe 10º Galardão ECOXXI

Albufeira recebe 10º Galardão ECOXXI

O Município de Albufeira é premiada com o 10º Galardão ECOXXI, no âmbito da iniciativa, Bandeira Verde ECOXXI, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações desenvolvidas localmente pelos municípios, como agentes privilegiados do desenvolvimento sustentável.

Em comunicado enviado, o município explicar que a Bandeira Verde foi conquistada através do cumprimento de objetivos em torno de 21 indicadores de sustentabilidade local”, dos quais destacamos no caso de Albufeira a “Implementação da Campanha Bandeira Azul”, “Informação Disponível aos Munícipes”, “Certificação de Sistemas de Gestão” e “Qualidade da Água para Consumo Humano”, em que a pontuação obtida foi muito próxima da pontuação máxima (2,96 para uma pontuação máxima de 3).

Refira-se que o galardão é atribuído aos municípios que atinjam um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, sendo que Albufeira alcançou um índice global de 54,6%, que lhe permitiu receber, pelo décimo ano consecutivo, o símbolo máximo da sustentabilidade ambiental.

O prémio foi entregue à vereadora Cláudia Guedelha, em representação do Município de Albufeira, durante uma cerimónia pública, que decorreu em Estarreja. A responsável pelo pelouro da Água e Saneamento manifestou “grande satisfação e um enorme orgulho por mais esta distinção que revela a preocupação e o empenho do Município com as questões ambientais”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destaca que depois de uns dias antes Albufeira ter sido distinguida pela ERSAR com o Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano “este novo prémio confirma que o Município tem um compromisso sério com a sustentabilidade ambiental, investindo em infraestruturas e equipamentos essências, quer ao nível do abastecimento de água quer do saneamento básico em toda a área geográfica do concelho, mas também no que se refere à implementação de boas práticas de gestão, informação disponibilizada aos munícipes e aposta na educação ambiental”.

Para além da atribuição da Bandeira Verde ECOXXI, que simboliza a existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade, foi entregue um diploma, que atesta o compromisso assumido pelo Município, um certificado de participação e uma medalha que significa a existência de medidas significativas na área.