ALDI Portugal vai passar a utilizar camião elétrico na distribuição

by Cristiana Macedo | 30 Dezembro 2021 14:28

A partir do final de fevereiro de 2022, a ALDI Portugal começa a utilizar um camião elétrico para fazer a distribuição de produtos pelas suas lojas da Grande Lisboa. Esta aposta reflete o compromisso de sustentabilidade do retalhista ao incluir novas alternativas de transporte de mercadorias.

De acordo com a ALDI Portugal, além de ser a primeira viatura pesada de mercadorias 100% elétrica a operar para um retalhista alimentar em Portugal, este camião é também o primeiro a contar com a certificação PIEK, que reconhece veículos e equipamentos que ao operar geram ruído abaixo dos 60 decibéis, o que possibilita as descargas noturnas sem causar perturbações ao nível do ruido em áreas urbanas e residenciais. Adicionalmente, o camião elétrico ALDI passará a cumprir todos os requisitos Ultra Low Emission Zones (ULEZ), sendo um dos primeiros projetos de Low Emission Zones (LEZ) em Portugal para a área da Grande Lisboa.

Com uma autonomia de 180km e uma capacidade máxima de 26 toneladas (capacidade de transporte aproximada de 18 paletes standard), o novo camião elétrico conta ainda com um motor de frio e apresenta como principais características o seu baixo ruído, os circuitos independentes de reduzido consumo energético e o funcionamento 100% elétrico, refere o retalhista.

Contrariamente às demais viaturas elétricas que contam com motores de frio alimentados a diesel, o motor de frio do camião da ALDI, também é 100% elétrico, o que se traduz na erradicação de gases nocivos para a atmosfera. Para gerar energia elétrica para o motor de frio e, simultaneamente, não retirar autonomia à viatura, será instalado um pack de baterias adicional com uma capacidade de 35kWh.

“Este novo camião permite-nos reduzir ainda mais o impacto da nossa atividade e, reforçar o nosso compromisso para com a proteção do ambiente e do clima, para além de ser um projeto pioneiro em Portugal. O objetivo é que, ao mesmo tempo, que proporcionamos aos nossos clientes uma experiência de compra simples, rápida e fácil com tudo o que precisam, possamos assegurar que este trabalho é feito sem pôr em causa o nosso planeta”, declara Wolfgang Graff, CEO da ALDI Portugal.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/aldi-portugal-vai-passar-a-utilizar-camiao-eletrico-na-distribuicao/