Algarve discute “Alterações Climáticas e COVID-19” em webinar dia 15 de abril

Algarve discute “Alterações Climáticas e COVID-19” em webinar dia 15 de abril

Categoria Advisor, Agenda

Que impacto terá a COVID-19 nas alterações climáticas? É para responder a esta pergunta que a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, promove, no próximo dia 15 de abril, entre as 15h00 e as 17h00, o Webinar -“Alterações Climáticas e COVID-19”. Uma iniciativa no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC).

A pandemia COVID-19 tem condicionado, de forma restritiva, a vida de milhões de pessoas. Desde logo, o cancelamento de viagens, a redução de tráfego rodoviário ou um maior consumo doméstico de produtos, com reflexos na diminuição de emissões de gases de efeito estufa, bem como da poluição do ar e da água. Quais serão, afinal, os impactos ambientais da COVID-19 num mundo que tenta reduzir as alterações climáticas?  E terão as alterações climáticas influenciado o desenvolvimento da COVID-19? O que podemos aprender com esta realidade? E como tudo isto pode influenciar a região do Algarve?

Estas e outras questões serão o foco do Webinar que a AMAL vai promover no próximo e que contará com oradores que se têm dedicado à investigação na área das alterações climáticas, em especial no Algarve: Filipe Duarte Santos, investigador e professor catedrático; Luís Dias, cE3c – Universidade de Lisboa; Cristina Veiga Pires, CIMA – Universidade do Algarve e Rui Lourenço, Universidade do Algarve.

Recorde-se que António Guterres, Secretário de Estado das Nações Unidas, afirmou que, apesar da pandemia da COVID-19, as alterações climáticas não poderão ser deixadas para segundo plano porque “a magnitude de uma crise climática não tem comparação com o impacto temporário de uma pandemia. Não vamos combater as alterações climáticas com um vírus”.

Para participar, os interessados deverão inscrever-se, até dia 14 de abril, através do e-mail eventos@amal.pt, indicando o nome, entidade e email, estando o número de participantes sujeito à capacidade da plataforma onde irá decorrer o Webinar.