Aljezur renova sistema de óleos alimentares

Categoria Ambiente, Resíduos

O município de Aljezur renovou o sistema de recolha de óleos alimentares instalado no concelho. Foram adquiridos novos oleões para a deposição de óleo alimentar usado e estabelecido um protocolo de recolha com a firma Reciclimpa.

O investimento realizado pelo município de Aljezur, visa prestar “um serviço de excelência” no que diz respeito à limpeza e salubridade pública, quer a munícipes, quer a visitantes do concelho, esforço esse que se tem realizado em diversas frentes no que respeita à gestão dos resíduos sólidos urbanos. Para além da renovação dos oleões, que contribuiu para a melhoria significativa da sua operacionalidade e estética, nos pontos de recolha existentes, foram ainda criados novos quatro pontos, procurando-se, assim, que o serviço se encontre o mais próximo possível dos utentes. Para a aquisição de novos contentores foi realizado um investimento de 8118 euros.

Com esta ação, o município cumpre também o disposto na legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei número 267/2009 de 29 de Setembro, o qual estabelece o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados (OAU), produzidos, entre outros pelo setor doméstico. Quer a criação dos pontos de recolha existentes, quer o encaminhamento de óleo alimentar usado para destino final adequado, por operador licenciado, é efetuado de acordo com o disposto no referido documento legal, permitindo a quantificação e rastreabilidade do óleo alimentar recolhido.

A utilização dos oleões deverá ser única e exclusivamente para a colocação de óleo alimentar usado, o qual deverá ser colocado numa garrafa bem fechada, evitando o seu transvaze para o exterior e mantendo o contentor limpo. “A colaboração dos munícipes na separação e correta utilização dos oleões é essencial para que o projeto seja frutuoso. A sua ação é a mais importantes de todas”, relembra a autarquia em comunicado.