Almada Forum renova certificado EMAS registando uma redução de mais de 12% na energia consumida

Almada Forum renova certificado EMAS registando uma redução de mais de 12% na energia consumida

Categoria Ambiente, Energia

O Almada Forum, centro gerido pela Multi Portugal, foi o “primeiro centro comercial no mundo” a obter a certificação EMAS, Environmental Management and Audit Scheme – um sistema da União Europeia que define um padrão de regras e requisitos, respeitantes ao Sistema de Gestão Ambiental das organizações. Em 2019, o centro, propriedade da Merlin Properties, renova uma vez mais o certificado, posicionando-se assim como um “centro proativo no desenvolvimento sustentável de toda a atividade”, lê-se no comunicado enviado pela empresa.

Depois do registo, em 2010, em que o centro comercial foi o primeiro no mundo a obter a certificação, o Almada Forum vê agora renovado o certificado e apresenta ao público a Declaração Ambiental 2019 – disponível no seu website e que demonstra todos os “princípios, práticas e esforços alocados com vista ao cumprimento anual de objetivos e propósitos amigos do ambiente e que fazem parte do dia-a-dia do centro”.

A redução no consumo energético global é o indicador que, este ano, mais se destaca e que comprova o sucesso do centro comercial no cumprimento de metas e desafios em prol da sustentabilidade: “só em um ano, o Almada Forum registou uma redução de mais de 12% na energia consumida, o que equivale a um consumo médio de 60 famílias durante um ano”, refere a empresa.

Para a administração do Almada Forum, esta renovação “traduz-se num sentimento de missão cumprida, já que é através deste tipo de medidas que se reafirma um compromisso com o desenvolvimento sustentável de toda a atividade e com as famílias portuguesas. O respeito pelo ambiente e pela envolvente fazem parte dos nossos processos de gestão desde muito cedo e a renovação deste registo é espelho do trabalho diário de toda a equipa. Além disso, por sermos o primeiro centro comercial no mundo a receber a certificação EMAS e renovando este reconhecimento ano após ano, reforça a responsabilidade de sermos um exemplo para o setor em Portugal e além-fronteiras”.