Alterações climáticas e gestão de combate a fogos são os temas da visita de Comissário Europeu a Lisboa

Alterações climáticas e gestão de combate a fogos são os temas da visita de Comissário Europeu a Lisboa

Categoria Advisor, Agenda

A 28 de maio, o Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, está em Lisboa para participar na 4.ª Conferência Europeia sobre Adaptação às Alterações Climáticas que terá lugar no Centro Cultural de Belém (CCB).

Às 9h00, o Comissário Stylianides abre a conferência no Grande Auditório do CCB junto do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Às 11h30, a imprensa está convidada para acompanhar a visita do Comissário Stylianides com o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, à carrinha MacFire – Sistema de Monitorização e Acompanhamento de Incêndios Florestais – que estará estacionada em frente ao CCB. Esta visita será feita por Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, e por António Louro, vice-presidente e responsável pela Proteção Civil da Câmara Municipal de Mação, entidade responsável por este projeto inovador que contribui para uma gestão mais eficaz de incêndios.

A 21 de maio, a UE estabeleceu a frota inicial de combate a incêndios para a próxima época de incêndios florestais no contexto do RescEU. A fim de preparar a época de incêndios florestais deste verão, a Comissão lançou a primeira frota de aviões de combate a incêndios, destinada a combater as catástrofes naturais no âmbito da nova iniciativa rescEU. Até ao momento, a frota da rescEU conta com sete aviões e seis helicópteros de combate a incêndios para o período inicial de transição, estando a Comissão a trabalhar com os países participantes para acrescentar meios adicionais nas próximas semanas.

O Comissário reúne ainda com o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Para mais informação sobre a Conferência e para fazer o registo: https://www.ecca2019.eucommunications/.