“Alterações Climáticas” é o tema em debate na Semana da Proteção Civil de Cascais

“Alterações Climáticas” é o tema em debate na Semana da Proteção Civil de Cascais

Categoria Advisor, Agenda

“Alterações Climáticas” é o tema escolhido para debate na 8.ª edição da Semana da Proteção Civil, que decorre em Cascais entre 25 de fevereiro e 3 de março. O objetivo principal desta iniciativa é envolver a população nas atividades de prevenção do Sistema Municipal de Proteção Civil e sensibilizar para a necessidade de adoção de uma cultura de Prevenção e Planeamento de Emergência.

A abertura oficial da 8.ª edição da Semana da Proteção Civil tem data marcada para o dia 25 de fevereiro, às 14h30, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do diretor do CascaiShopping, Luís Vilhena de Mendonça, e de representantes das entidades participantes.

Ao longo da semana em que decorre a iniciativa, de 25 de fevereiro a 3 de março, as várias entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais vão marcar presença com demonstrações técnicas, grupos cinotécnicos, mass training, exposições e atuações musicais, ações de sensibilização entre outras atividades que integram o programa da VIII edição da Semana da Proteção Civil de Cascais. O principal objetivo destas iniciativas é dar a conhecer à população a importância das suas atividades de prevenção e minimização de riscos em situações de emergência.

Carlos Carreiras considera que a Semana da Proteção Civil um acontecimento muito relevante para a sociedade porque “democratiza e difunde o saber reagir”. Para o presidente da Câmara de Cascais, “acabámos de sair de um ano em que a nossa resiliência foi testada por fenómenos extremos. Eventos como a Semana da Proteção Civil alinham os cidadãos com a estratégia do município: se todos soubermos como agir, se todos formos agentes de Proteção Civil, então estaremos mais preparados para as adversidades, então seremos mais fortes”.

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, refere que: “Este é o oitavo ano que recebemos a Semana da Proteção Civil e esta iniciativa é o resultado do feedback bastante positivo que recebemos nas edições anteriores, tanto por parte das entidades envolvidas, como das escolas e do público em geral. Acreditamos que este tipo de projetos constitui uma mais-valia para a comunidade em que nos inserimos e, por isso, estamos empenhados em prosseguir com este tipo de ações e torná-las cada vez mais ricas, oferecendo cada vez informação e esclarecendo a população.”

Consulte aqui o programa completo. Os interessados em participar no seminário terão apenas que fazer a sua inscrição gratuita online no seguinte link: https://www.cascais.pt/formulario/inscricoes-alteracoes-climaticas-resposta-local-um-problema-global.

A Semana da Proteção Civil conta com a participação da Câmara Municipal de Cascais, CascaiShopping, Proteção Civil de Cascais, ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias, Autoridade de Saúde, Autoridade Marítima, Bombeiros Alcabideche, Bombeiros Carcavelos, Bombeiros Cascais, Bombeiros Estoril, GNR, INEM, Motoclube, Polícia Municipal, PSP, Rádio Amadores, SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, NOS CINEMAS, Hospital de Cascais, Cascais Kitchen e FNAC.