Alterações Climáticas em destaque no novo programa de educação do Oceanário de Lisboa 

Alterações Climáticas em destaque no novo programa de educação do Oceanário de Lisboa 

O Oceanário de Lisboa lança a 19.º edição do Programa de Educação com mais de 30 atividades originais e desafiantes destinadas ao público escolar, com o objetivo de promover o conhecimento e a conservação do oceano.

Como novidade para este ano letivo, o Oceanário apresenta uma programação dedicada às alterações climáticas. “Hoje, podemos sentir as consequências do aumento da temperatura global, através de eventos extremos, do aumento do nível do mar e do degelo do Ártico. Torna-se urgente alertar para a importância da conservação do oceano, pois desempenha o principal papel na regulação do clima. Queremos sensibilizar as crianças e os jovens para o problema das alterações climáticas, e incentivar a alteração de comportamentos”, explica Teresa Pina, do departamento Educação do Oceanário de Lisboa.

O Programa de Educação do Oceanário inclui atividades para alunos dos 3 aos 18 anos que, através de diversos jogos e de um contacto privilegiado com o meio marinho, pretendem ser um estímulo ao desenvolvimento do espírito de equipa, da criatividade, da capacidade de decisão e resolução de problemas. Para os professores e educadores, são disponibilizadas ações de formação exclusivas, que abrangem temas como o plástico e as alterações climáticas.

Desde 1999, mais de um milhão e meio de participantes já foram impactados pelo Programa de Educação do Oceanário. Através da experiência de duas décadas e do trabalho de dezenas de educadores, as atividades estão cheias de histórias, jogos, desafios e surpresas, que têm um único objetivo: fazer a diferença no futuro do oceano.

Novas atividades para cada ciclo

Este ano letivo, o Oceanário apresenta cinco atividades diferentes. As crianças do pré-escolar e 1.º ciclo vão dar uma consulta ao planeta doente e descobrir a sua cura em “Dr. Oceano”. Os alunos do 2.º ciclo, vão identificar quais as consequências das alterações climáticas em Portugal e descobrir como podem fazer parte das soluções em “Contra(o)tempo”. “De grau a grau, uma aventura em ebulição” é a novidade para o 3º ciclo, onde se prevêem cenários futuros e se reconhece que oceano é o principal responsável pela regulação do clima na Terra.

Os alunos do secundário, vão dar um salto ao futuro no programa “2050, o futuro é já amanhã” e escrever as manchetes que serão notícia já amanhã, serão boas ou más notícias? . A atividade “MAR — Mudar, Argumentar, Reagir”, é uma abordagem inovadora para o professor trabalhar o tema das alterações climáticas com os alunos do 3.º ciclo e secundário em sala de aula, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, fomentando o espírito crítico e criativo e o relacionamento interpessoal. O Oceanário dá depois voz aos alunos, que apresentam as suas descobertas a um especialista no Oceanário, terminando com uma visita guiada.

Formação exclusivas para professores e educadores

O Oceanário promove workshops de educação ambiental para professores e educadores, visto serem os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos para uma cidadania azul. Este ano, destacam-se os lançamentos das novas ações de formação de curta duração: “Dar tempo ao oceano”, que explora as consequências das alterações climáticas; e “Oceano trocado por miúdos”, uma formação exclusiva para educadores de infância, que mostra como ensinar o mar aos mais pequenos.

A literacia azul em rota por todo o país 

O Vaivém Oceanário, o projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário, vai continuar a percorrer Portugal e a promover gratuitamente a literacia do oceano junto de todos os portugueses. O Oceanário convida professores, alunos e o público em geral a compreenderem como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual é o nosso papel na sua conservação.

Clique aqui e conheça o programa completo.