Alunas da Católica do Porto vencem Ecotrophelia 2018 com feijoada vegetariana

by Rita Inácio | 29 Maio 2018 09:33

Uma equipa de alunas do mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica do Porto, conquistou o 1.º prémio na final nacional do Ecotrophelia 2018, concurso que desafia estudantes do ensino superior a desenvolver um produto alimentar eco-inovador.

“Bean Ready”, uma feijoada vegetariana pronta-a-comer, confecionada com produtos tradicionais portugueses, com fibra e proteína vegetal, será o projeto português a representar o país na final europeia da competição, marcada para dias 21 e 22 de outubro, no Salão Internacional de Alimentação, em Paris. 

A equipa vencedora — composta por Ana Rita Mendes, Ana Vilas Boas, Patrícia Soares e Ariana Macieira –, estará agora focada na próxima fase do concurso. “Temos consciência que é uma grande responsabilidade representar Portugal nesta competição, mas iremos continuar a trabalhar para conseguirmos alcançar o melhor resultado possível”, revela Patrícia Soares, que lidera o grupo.

Refira-se que a equipa pretendia desenvolver um produto que conseguisse adequar uma refeição tradicional portuguesa às novas tendências do mercado, que não tivesse a presença de qualquer elemento de origem animal, mas que conseguisse ser igualmente saborosa como a tradicional feijoada portuguesa.

Para o grupo, o segredo da vitória residiu exatamente nesse ponto, na valorização de um produto nacional. “O sabor e o odor do produto e o conceito por detrás desta ideia marcaram a diferença e permitiram-nos alcançar o primeiro lugar”, conclui a porta-voz do grupo “Bean Ready”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/alunas-da-catolica-do-porto-vencem-ecotrophelia-2018-com-feijoada-vegetariana/