Alunos caminham pela preservação da floresta em Anadia

Alunos caminham pela preservação da floresta em Anadia

A Câmara Municipal de Anadia está a promover, em parceria com as Eco-Escolas do concelho, a Caminhada Verde, no âmbito do programa “Rota pela Floresta”, que pretende promover boas práticas ambientais na cidade. A primeira etapa teve lugar no passado dia 27 de abril, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, onde os alunos da Escola Básica da Moita passaram o testemunho ao Centro Escolar de Arcos, que, posteriormente, o entregará aos vizinhos da Escola Básica e Secundária de Anadia.

A receber os alunos esteve o vereador Lino Pintado, responsável pelo Pelouro do Ambiente, acompanhado por técnicos dos serviços da autarquia. O autarca deu as boas-vindas aos alunos e professores, lamentando o facto de “o tempo ter pregado uma partida”, não permitindo que o encontro se realizasse na Praça da Juventude, para onde estava programada uma animação. Recordou que o concelho ostenta a Bandeira Verde, um galardão com que a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) avalia a prestação dos municípios portugueses em matéria de sustentabilidade.

Quanto ao projeto Eco-Escolas, também desenvolvido em Portugal pela ABAE, informou que a respetiva bandeira vai fazer uma itinerância pelas nove Eco-Escolas do concelho de Anadia, com o objetivo de divulgar as boas práticas ambientais destes estabelecimentos de ensino. Durante esta “caminhada”, as escolas redigem os compromissos a assumir para a defesa e preservação da floresta e as sugestões a apresentar à Câmara Municipal nessa matéria.

A Caminhada Verde termina no dia 1 de junho, dia da inauguração da 3.ª Feira do Ambiente de Anadia, ocasião em que o testemunho é entregue à presidente da Câmara Municipal. O concelho de Anadia conta com nove Eco-Escolas: EB1 Moita, CE Arcos, EB1 Aguim, CEB Vilarinho do Bairro, CE Paredes do Bairro, CE Sangalhos, APPACDM de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção, e Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada / Escola Profissional de Anadia. Na “Rota pela Floresta” está também inscrita a Escola Básica e Secundária de Anadia.

*Foto de Reuters