Alunos da UAlg alcançaram segunda posição em corrida de carros movidos a energia solar

Alunos da UAlg alcançaram segunda posição em corrida de carros movidos a energia solar

Uma equipa de sete alunos do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica, do Instituto Superior de Engenharia, da Universidade do Algarve (UAlg) alcançou o segundo lugar na “VS-Solar Challenge – Corrida de Carros Movidos a Energia solar”, promovida pela Câmara Municipal de Sintra. A iniciativa realizou-se no dia 20 de junho, na pista do campo do Real Sport Clube, em Massamá, e contou com a participação de 19 equipas, lê-se num comunicado.

O projeto VS-Solar Challenge pretende sensibilizar os participantes para a riqueza da energia solar, oferecendo-lhes a possibilidade de conhecerem instrumentos e técnicas que permitem atuar de forma crítica e pró-ativa no domínio deste tema, de modo a promover comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Segundo Raul Lana Miguel, docente responsável pela coordenação do projeto, este tipo de iniciativas é muito importante porque oferece “a possibilidade de replicar situações da vida profissional dos futuros diplomados, ainda em contexto académico, e permite a divulgação de tecnologias sustentáveis junto dos estudantes de ciência e tecnologia e do público em geral”.

Nesta prova existiam cinco modalidades: a categoria livre, sem restrições, e a fórmula A, com quatro categorias, em função da tensão de funcionamento do veículo, 60, 48, 36 e 24 volts. A equipa da UAlg concorreu na categoria da fórmula A, ou seja, 36 volts, onde alcançou o segundo lugar, refere o mesmo comunicado.

Sobre os resultados alcançados, Raul Lana Miguel refere que foram “além das expectativas”, destacando que “foi a nossa primeira participação num evento que já vai na sexta edição e tivemos um prazo muito apertado para concretizar e testar o nosso projeto”.

Na equipa da UAlg participaram os alunos Diogo Sequeira, Diogo Gonçalves, João Garcia, Gonçalo Ribeiro, Pedro Pinto de Andrade, Joel Duarte e Guilherme Cardoso, no âmbito da unidade curricular de projeto, do 3º ano.