Amb3E garante cumprimento de objetivos de recolha de 2015

Amb3E garante cumprimento de objetivos de recolha de 2015

Categoria Ambiente, Resíduos

A Amb3E, entidade gestora da Rede Eletrão, veio hoje divulgar, em comunicado, que cumpriu os objetivos de recolha de pilhas portáteis que lhe estavam atribuídos em 2015, com uma recolha de 83 toneladas, equivalente a uma taxa de 56%. Este comunicado surge em resposta ao comunicado da Quercus sobre a recolha de pilhas e acumuladores portáteis e ao cumprimento da meta nacional para este fluxo de resíduos, fixada em 45% para setembro de 2016.

Na mesma nota, a Amb3E indica que estes resultados refletem “o esforço continuado da Associação para criar uma rede de recolha própria, com aposta em soluções de proximidade ao cidadão, e que conta com Associações de Bombeiros Voluntários, Pontos Electrão e Escolas, entre outros”. Atualmente a Rede Electrão integra cerca de 600 locais em Portugal continental e Regiões Autónomas, o que representa um aumento superior a 100% relativamente ao número de 2015.

Outro fator de grande relevância na rede dedicada de recolha de pilhas é a realização de campanhas de sensibilização desenvolvidas pela Associação, que dinamizam o envolvimento das comunidades locais, e que têm sido veículos muito ativos na recolha de pilhas, explica a Amb3E. São disso exemplos as campanhas Quartel Electrão e Escola Electrão, que nas últimas edições contribuíram com 8 e 11 toneladas, respetivamente.

A tipologia de parceiros de recolha que a Amb3E tem vindo a privilegiar demarca-se dos canais convencionais de recolha, como Serviços Municipalizados, cadeias de supermercado e Operadores de Gestão de Resíduos que representam apenas 20% dos locais de recolha da Rede Electrão. “A Amb3E desempenha assim um papel fundamental na prossecução das metas nacionais, contribuindo com soluções de recolha dedicadas e inovadoras no universo das entidades gestoras de pilhas”, sublinha, no comunicado.