Ambiente Magazine 71 já está em distribuição

Ambiente Magazine 71 já está em distribuição

Capa Ambiente 71 altoA edição 71 da Ambiente Magazine já está em distribuição.

“Faz sentido que a gestão da água seja feita por espaços geográficos”, é a mensagem passada por Francisco Nunes Correia, presidente da Parceria Portuguesa para a Água (PPA), o Grande Entrevistado desta edição. O responsável explicou os objetivos e principais atividades desenvolvidas pela PPA desde 2011. No que toca aos desafios da gestão da água em Portugal, Francisco Nunes Correia destaca a falta de atenção que é dada aos recursos hídricos.

No que diz respeito à Atualidade, destaque para a estratégia da PT para tornar as cidades portuguesas mais “inteligentes”. Esta estratégia, apresentada recentemente, permitirá que cada município tenha acesso a um plano desenhado à sua medida, dando ao mesmo tempo a possibilidade de “efetuar uma gestão integrada”.

A Aliação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também está em análise, com a informação de que irá possibilitar a entrada de projetos que não encontram parceiros.

No setor das Águas, a Águas do Ribatejo fala de “um modelo com provas dadas” e a Aquapor apresenta-se como uma empresa com “propostas de serviços completas, credíveis e sólidas”. A Ambiente Magazine esteve ainda no LNEC, na conferência “o setor da água em econommias emergentes euroasiáticas: Geórgia, Montenegro, Tajiquistão e Sérvia”, promovida pela Parceria Portuguesa para a Água.

No setor dos Resíduos, destaque para a Valorpneu, que em 2015 bateu todos os recordes de reciclagem de pneus. E para a Contenur, que conta com uma nova imagem adaptada ao meio urbano. A BA Vidro, por sua vez, apresenta “uma gestão ambiental integrada na gestão global”. E a ERP Portugal apresenta a sua nova diretora geral, Rosa Monforte, que nos fala das suas prioridades para a sua nova missão.
Por sua vez, a Renascimento – Gestão e Reciclagem de Resíduos atingiu “a mais ambicionada certificação europeia no tratamento de REEE”. E a Prodigentia apresenta-se como “uma ‘parte integrante’ do gigante europeu na área dos resíduos Landbell/ ERP”. A Valorfito fala dos seus resultados históricos que marcam 10 anos de atividade.

A nível da Gestão Ambiental, a QSO Consultores aborda a “Norma ISO 14001:2015 e a melhoria do desempenho ambiental”.

No que diz respeito à Energia, a Vulcano fala da poupança no aquecimento de águas quentes sanitárias.