#AmbienteMagazine29Anos: Energia

A Energia por:

  • Ana Rita Antunes, coordenadora da Coopérnico
  • José Ferrari Careto, Presidente da E-REDES
  • Armando Oliveira, Administrador Delegado da Repsol em Portugal
  • Rogério Ivan, Diretor Executivo da OesteSustentável

Ao longo destas quase três décadas, a área da energia mudou, colocando o cliente no centro.

José Ferrari Careto, presidente da E-Redes, considera que esta mudança aconteceu por via da “liberalização” do mercado, tornando-o mais digital. No entanto, as pessoas não mudaram: “Acabam por ser o ativo mais importante das empresas que estão no setor elétrico”.

Ana Rita Antunes, coordenadora da Coopérnico, chama a atenção para o aumento da produção de energia por fontes renováveis. No entanto, a “produção de energia fóssil apenas diminuiu 5%”. Para a responsável, as cooperativas energéticas terão um “papel preponderante” na transição energética necessária, até porque “pretendem colocar o cidadão no centro do setor energético”. Para isso, “são precisas mais ferramentas para os cidadãos começarem a sua cooperativa local”.

Rogério Ivan, Diretor Executivo da OesteSustentável, considera que o setor mostra mudanças “abismais”. Além das ações locais e regionais e instrumentos legislativos, a liberalização do mercado é um dos aspetos destacados: “Representou uma mudança bastante grande no setor energético em Portugal”. A “evolução do conhecimento do cidadão” e dos decisores políticos é também um dos aspetos mais ressalvados.

Noutro quadrante, Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol em Portugal, chama a atenção para o salto da empresa: “Somos uma empresa multienergética que vende combustíveis parcialmente renováveis em mais de 500 estações”, sublinha, acrescentando que foram “a primeira empresa do setor a assumir os objetivos da neutralidade carbónica até 2050”. Com a mobilidade individual a “continuar a ser privilegiada”, o responsável diz ser “urgente uma mudança de comportamentos perante a crise climática que vivemos”.

Este trabalho está incluído na edição 97 da Ambiente Magazine