#Ambiguia: Como tornar uma ida à praia ainda mais sustentável?

Com a abertura da época balnear é altura de sensibilizar os cidadãos para idas à praia mais sustentáveis. É já reconhecida a quantidade de resíduos que são depositados nas areias portuguesas, com grande destaque para as beatas de cigarro e o consequente impacto para o meio ambiente.
Fomos ao encontro de vários municípios portugueses e de entidades/organizações que partilham a evolução comportamental do cidadão numa ida à praia.
Por: Sílvia Costa, Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
  • As praias do Município da Póvoa já estão devidamente equipadas para dar resposta à quantidade de resíduos que é depositado nos areais?

As praias da Póvoa de Varzim todos os anos são devidamente preparadas para receber a época balnear também no que refere à sustentabilidade ambiental, designadamente na disponibilização de equipamentos destinados à recolha dos principais fluxos de resíduos produzidos pelos veraneantes nas suas idas à praia. Nas principais entradas de praias são instalados ecopontos, dispensadores de cinzeiros de praia e painéis informativos. Ao longo do areal os concessionários de praia instalam recipientes destinados à recolha de resíduos e asseguram diariamente a limpeza dos areais. Por seu lado, o Municípios assegura, durante a época balnear uma recolha diária, em circuito específico, destinada à recolha dos resíduos produzidos ou acumulados por cada concessionário.

  • Há algum valor médio sobre o lixo que é depositado nas praias da Póvoa?

Temos ideia dos resíduos recolhidos no âmbito dos circuitos de recolha mas que pode não corresponder aos resíduos deixados ou que afluem às praias pelas marés.

  • Como se têm preparado estas praias para serem espaços amigos do ambiente?

As praias, pela quantidade de pessoas que acolhem durante a época balnear representam um espaço ideal para veicular informação relativa à importância da gestão de resíduos, também nas praias. Assim, o Município da Póvoa de Varzim assegura a instalação de equipamentos destinados à recolha de resíduos e à sensibilização ambiental com painéis alusivos ao Programa Bandeira Azul da Europa. Ao mesmo tempo dinamiza ações de sensibilização ambiental nas praias e exposições temáticas alusivas ao lixo marinho, com especial destaque para as beatas no âmbito da actividade “Os suspeitos do costume”. Na presente época balnear e fruto de uma candidatura aprovada iremos dinamizar ações específicas alusivas à separação dos resíduos em todas as praias do concelho.

  • Os poveiros estão conscientes sobre o impacto dos resíduos que são depositados nos areais?

Sílvia Costa

Os poveiros estão cada vez mais sensíveis ao tema do lixo marinho e da proteção ambiental. Fruto disso são as imensas ações de limpeza de praia realizadas ao logo de todo o ano, assim como o elevado número de voluntários sempre disponíveis a colaborar nas diferentes iniciativas de limpeza. Por outro lado é cada vez mais comum encontrarmos pessoas a realizarem ações de plogging nas nossas praias.

  • Como é que tem (ou não) evoluído o seu comportamento quando se deslocam a uma praia?

Nós gostamos de acreditar que as nossas populações estão cada vez mais sensíveis e responsáveis nas suas deslocações à praia, designadamente porque os seus filhos ou amigos poderão já ter participado numa ação de limpeza. Sentimos, efetivamente uma exigência maior de quem vai à praia e que nos reporta situações de desconformidade. De facto, é comum, durante a época balnear identificarmos situações de abandono de resíduos no areal que têm que ser rapidamente corrigidas.

  • Considera que a comunicação – sensibilização – tem sido suficiente para mudar os comportamentos dos cidadãos? Que outras medidas deveriam ser postas em prática?

A sensibilização ambiental é uma ferramenta que tem que estar sempre ao serviço do Município e demais instituições. Todos os anos apostamos em novas ações e em diferentes estratégias de comunicação que para nós, assume particular relevância na mobilização das populações. Este ano, tal como já referido, para além das iniciativas já implementadas em anos anteriores iremos levar a efeito uma campanha específica de sensibilização sobre separação de resíduos e que decorrerá em todas as nossas praias.

  • Qual deve ser o papel dos municípios nesta matéria? 

Os municípios têm responsabilidades muito concretas no que se refere à recolha dos resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana logo, o seu papel deve ser um papel activo nas ações de recolha e limpeza urbana mas também de sensibilização e mobilização da população pois, sem a sua participação, a ação do município fica verdadeiramente comprometida.

  • Como tornar uma ida à praia ainda mais sustentável e amiga do ambiente?

Algumas sugestões podem passar desde logo pelo meio de transporte, apostar na utilização de bicicleta ou na deslocação a pé, evitam-se filas de trânsito, situações de stress na procura de local de estacionamento e no acesso à praia desejada. Preferir a utilização de recipientes reutilizáveis no transporte de alimentos e garantir a recolha e separação dos resíduos produzidos nos locais existentes na praia para o efeito. Durante as horas em que se permanece na praia a ação de plogging representa uma importante maneira de distrair miúdos e graúdos e de garantir a manutenção da limpeza das praias.