#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

10 de julho

Público/Reuters: “Exércitos são ponto cego na contagem global das emissões de CO2”

Grupos ambientais e académicos querem uma contabilização sobre as emissões de CO2 emitidas pelas forças armadas. De acordo com as estimativas, este setor emite 5,5% dos gases com efeito de estufa a nível mundial.

Sapo/Lifestyle:Matosinhos promove fim de semana dedicado à alimentação vegetariana e sustentabilidade”

O Veggie Summer Fest Matosinhos decorre nos dias 15 e 16 de julho, na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira. Durante dois dias, todos os adeptos do vegetarianismo e sustentabilidade podem assistir às palestras, showcookings, masterclasses, workshops e 40 expositores de projetos relacionados com o vegetarianismo e economia circular.

Jornal T: “Bruxelas: Transição Verde custa por ano mais de 620 mil milhões de euros”

O relatório “Prospetiva Estratégica 2023” da Comissão Europeia indica que a transição ecológica prevista no Pacto Ecológico da União Europeia (UE) até 2030 vai custar mais cerca de 620 mil milhões de euros anuais. A esta verba, acrescem ainda mais 92 mil milhões de euros “para cumprir os objetivos da Lei da Indústria Zero”.

11 de julho

Público: “Comissão Europeia recua na redução de químicos perigosos, acusam ambientalistas”

Já passaram mil dias do compromisso que a Comissão Europeia fez sobre a reforma das regras de autorização e utilização de substâncias químicas no espaço europeu (o regulamento REACH) que aumentasse o nível de proteção da saúde e do ambiente, com uma ambição mais ao nível do Pacto Ecológico Europeu. Há documentos que parecem indicar que a Comissão vai ficar muito aquém do prometido, indo de encontro às exigências do poderoso “lobby da indústria química”, denunciam organizações ambientais europeias.

Observador/CNN: “Agricultores já receberam 140 milhões dos 180 milhões previstos de ajudas no pacto que levou ao IVA zero”

O Governo já pagou 140 milhões dos 180 milhões previstos de apoios aos agricultores no âmbito do pacto para estabilização de preços, garantiu à CNN Portugal a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Observador/Lusa: “Amazónia deve ser “instrumento de negociação” com o mundo desenvolvido”

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, quer unir todos os países amazónicos para transformar a maior floresta tropical do planeta num “instrumento de negociação com o mundo desenvolvido. Queremos unir toda a Amazónia, e fazer dela um instrumento de negociação com o mundo desenvolvido para que possamos desenvolver e gerar emprego para as pessoas que vivem na Amazónia”.

Observador/Lusa: “EPAL garante abastecimento de água na zona de Lisboa durante JMJ”

A EPAL garantiu o cumprimento do aumento no volume do abastecimento na zona de Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), assegurando que a água vai chegar ao Parque Tejo em “quantidade e qualidade”.

euronews: “Dragão sem orelhas “extinto” localizado após 50 anos desaparecido”

Um pequeno dragão sem orelhas, que os especialistas pensavam estar extinto, foi visto pela primeira vez em mais de 50 anos. O dragão sem orelhas das pradarias vitorianas – nativo das pastagens do leste da Austrália – foi avistado pela última vez na natureza em 1969.

12 de julho

Público:“Há novos dados sobre microplásticos na água. Portugal está no mapa sobre os lagos”

A revista Nature publica dois estudos sobre microplásticos na água. Alqueva e Açores estão entre os mais poluídos dos lagos. Num dos estudos, liderado por Veronica Nava (Universidade de Milão-Bicocca, Itália), os quase 80 cientistas (cinco dos quais portugueses) descobriram que todos os 38 lagos e reservatórios de água doce analisados, a maioria no hemisfério Norte, estavam contaminados por microplásticos, isto é, minúsculas partículas de plástico, com mais de 2,5 milímetros de comprimento.

Observador/Lusa: “IP quer lançar primeira PPP da linha de Alta Velocidade em janeiro de 2024”

O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, disse, no Porto, que a empresa quer lançar a parceria público-privada (PPP) do primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade em janeiro de 2024 e Alta Velocidade em janeiro de 2024.

CNN/Lusa: “Mais bactérias, novas espécies e outros riscos: como a água do mar mais quente vai afetar a nossa saúde e alimentação”

Doenças, novas espécies animais e mais tempestades são algumas da consequências do mar estar a aquecer de ano para ano. Por exemplo, nos Santos Populares houve quem já notasse que o peixe não era tão grande.

SIC Notícias/Lusa: “Marcelo promulga decreto-lei que espera permita “pagamento justo” a sapadores florestais”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou um decreto-lei que altera o regime jurídico aplicável aos sapadores florestais e define os apoios públicos de que podem beneficiar, esperando que permita “o pagamento justo e atempado” do trabalho prestado.

Negócios: “Cluster do calçado quer ser referência internacional”

A indústria do calçado nacional quer tirar partido do desafio da sustentabilidade para aumentar o seu peso a nível nacional e internacional. Apoiada num “cluster” e num pacto verde, o setor está a preparar uma nova década de crescimento.

Negócios: “Mineração do mar pode prejudicar uma das pescarias mais valiosas do mundo”

Um novo estudo publicado pela revista Nature Sustainability conclui que a potencial mineração em águas profundas no Pacífico pode prejudicar a pescaria do atum, uma das mais valiosas do mundo, avaliada em 5,5 mil milhões de dólares anuais (cerca de 5 mil milhões de euros).

Economia ao Minuto: “Sustentabilidade e alterações climáticas: Lançadas mil bolsas de formação”

O Banco Santander e a Cambridge Judge Business School (CJBS) anunciaram o lançamento de mil bolsas para a criação e aplicação prática de iniciativas sustentáveis nas organizações a que pertencem ou que pretendam seguir a área da sustentabilidade.

13 de julho

Observador/Lusa: “Bloco diz que plano hídrico do Alentejo chega tarde e não faz escolhas necessária”

O Bloco de Esquerda criticou o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo, que está em consulta pública, por considerar que “chega tarde” e “não faz as escolhas necessárias” para a região enfrentar a seca.

Observador: “Europa prepara-se para um “julho sufocante”. Temperaturas em Espanha atingiram 60 graus no solo”

A Europa deve preparar-se para um mês de julho muito quente, “sufocante” mesmo. O alerta é da Agência Espacial Europeia, prevendo que, na próxima semana, o anticiclone dos Açores continuará a ‘proteger’ Portugal de temperaturas extremas.

14 de julho
Observador: “Seca brutal, injustiça social!”. Grupo ativista Climáximo coloca cimento em buracos de campo de golf em Oeiras

O grupo de ativistas português Climáximo encheu com cimento buracos de um campo de golf em Oeiras, num protesto contra “a desigualdade no acesso à água e a responsabilidade acrescida da alta classe pela crise climática”. Na ação, que decorreu e que terá deixado o campo inutilizável, trocaram também as bandeiras características do campo por outras com a frase “Seca brutal, injustiça social!”.

Observador/Lusa “Planeta vive mês de junho mais quente desde que há registos

Uma Terra, cujo clima está a aquecer, registou o seu junho mais quente desde que há registo, superando a marca anterior em 0,13 graus Celsius (º.C) com os oceanos a registarem temperaturas recorde pelo terceiro mês consecutivo. O anúncio é da agência norte-americana para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA, na sigla em Inglês).

Observador/Lusa “Banco Europeu de Investimento aumenta para 45 mil milhões de euros financiamento a energias limpas”

O Banco Europeu de Investimento (BEI) reforçou de 30 mil milhões para 45 mil milhões de euros o seu apoio ao REPowerEU, um plano para investir em energias limpas e acabar com a dependência de combustíveis fósseis.

Observador/Lusa:” EDP e governo brasileiro alinhados em liderar a transição energética”

O presidente executivo do grupo EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, afirmou, após reunião com o Presidente brasileiro, que a empresa “tem a ambição de liderar a transição energética“, uma estratégia alinhada com o Governo de Lula da Silva.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.