#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

18 de julho

Observador/Lusa: “Brasil aumenta impostos sobre importações de plástico e vidro para incentivar reciclagem”

O Governo brasileiro aumentou os impostos sobre a importação de plástico, vidro e papel para minimizar o impacto nocivo desses resíduos no meio ambiente e fortalecer a indústria local de reciclagem no país.

19 de julho

Observador: “OMS alerta para “pressão crescente” nos serviços de saúde devido ao calor extremo”

O calor extremo que tem atingido o hemisfério norte está a provocar “uma pressão crescente” nos sistemas de saúde dos países, disse esta quarta-feira o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Público: “Porque não está Portugal a sofrer com as ondas de calor que assolam a Europa?”

É graças ao anticiclone dos Açores que Portugal está a escapar às ondas de calor que se propagam pelo hemisfério norte. A previsão meteorológica indica que as temperaturas se vão manter mais ou menos estáveis.

Público: “Governo lança novo programa de apoio à eficiência energética das casas. Como funciona? E até quando me posso candidatar?”

O Governo anunciou um novo programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais, que será dedicado às famílias. Serão 100 milhões de euros, para financiar em 85% a substituição de janelas e instalação de painéis fotovoltaicos, entre outras intervenções.

Observador/Lusa: “Mau tempo: Governo disponibiliza apoio financeiro para agricultores do Norte e Centro”

Devido à chuva e granizo intensas que afetaram as regiões Norte e Centro do País entre maio e junho, o Ministério da Agricultura e Alimentação confirma um apoio máximo de 55 euros por hectare. Publicado no despacho 10/2023 desta quarta-feira, o apoio visa minimizar os estragos nas explorações agrícolas, nomeadamente na cultura da vinha e pomares de macieiras, provocados pelas intempéries ocorridas entre 27 de maio e 12 de junho, no Norte e Centro.

Observador/Lusa:” Ministra da Agricultura diz que está a ser criado novo apoio para apicultura”

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse, no parlamento, que está a ser criado um novo apoio para o setor apícola, e tratar-se-á de um apoio à colmeia. Em audição na comissão parlamentar de Agricultura, a Ministra disse que o programa de apoio aos apicultores para os anos de 2023 a 2027 tem 21,5 milhões de euros, o que afirmou ser mais 26% face ao programa anterior, e que o Governo está a desenhar um novo apoio, o apoio à colmeia.

Público/Reuters: “Valladolid apela à redução da utilização do automóvel”

Poucas semanas depois de ter afirmado que iria reduzir a sua zona de baixas emissões (LEZ), o novo governo de coligação de direita da cidade espanhola de Valladolid está a apelar às pessoas para deixarem de usar carros particulares devido aos elevados níveis de contaminação por ozono.

Público: “Portugal é dos que mais aceleram na compra de carros na UE”

A compra de novos veículos ligeiros de passageiros cresceu 45,4% na primeira metade de 2023, registando-se o segundo maior aumento na União Europeia (UE). Os dados são da Associação Europeia de Construtores de Automóveis (que adota a sigla ACEA).

20 de julho

Ambiente Magazine: “Guimarães está entre as três cidades vencedoras a Capital Verde Europeia 2025”

Foram anunciadas, esta quinta-feira, 20 de julho, as três finalistas – de entre 10 cidades candidatas – ao prémio Capital Verde Europeia 2025. Guimarães junta-se assim a Graz (Áustria) e Vilnius (Lituânia) na reta final da corrida, que terminará em Tallinn, na Estónia – Capital Verde Europeia 2023 –, com o anúncio, a 5 de outubro, do resultado final da competição.

Expresso: “BP prevê ter 100 pontos de carregamento rápido em Portugal até ao final do ano”

A BP quer instalar 100 pontos de carregamento rápido de carros elétricos, até ao final de 2023, em Portugal. O número sobe para 1.000 até 2025 e para 2.000 até 2030. A BP inaugurou, esta quinta-feira, o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido da marca em Portugal, localizado em Barcarena (Oeiras).

21 de julho

Público: “Austrália bloqueia aquisição de empresa de extração de lítio por cidadão chinês”

O Governo da Austrália impediu nesta sexta-feira que uma empresa de produtos de lítio com ligações à China assumisse o controlo total da empresa australiana Alita Resources, que se dedica à extração de lítio no país.  É a segunda vez este ano que Camberra bloqueia um negócio com capitais chineses no sector dos metais raros, depois de o atual Governo ter prometido ser “mais assertivo a encorajar investimentos alinhados com o interesse nacional [da Austrália] a longo prazo”.

Expresso: “Portugal com pior campanha de sempre nos cereais em 2022 devido à seca e calor”

Portugal registou no inverno de 2022 a pior campanha de sempre nos cereais, ano em que a seca meteorológica observada em Portugal continental “foi das mais severas” desde que existem registos sistemáticos, revelou esta sexta-feira, 21 de julho, o INE. Registaram-se igualmente quebras na produção de maçã, pera, tomate e arroz.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.