#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

24 de julho

Negócios: “Empresas europeias violam teto de preço do petróleo russo”

Em 2023, pelo menos 24 milhões de barris foram comprados por entidades sediadas na UE ou do G7 acima do preço máximo estabelecido nas sanções à Rússia. Quase metade do petróleo exportado pela Rússia ffoi transportado por grupos destas zonas, nos primeiros quatro meses do ano, e 96% dessas exportações foram pagas acima do valor limite de 60 dólares (cerca de 54 euros).

Negócios: “Maioria dos europeus quer transição ecológica mais rápida”

De acordo com um novo inquérito Eurobarómetro, 93% dos europeus considera que as alterações climáticas são um problema grave que o mundo enfrenta e mais de metade (58%) considera que é preciso acelerar a transição para a economia verde, face à escalada de preços da energia e às preocupações com o aprovisionamento de gás. 73% dos europeus concordam que o custo dos danos causados pelas alterações climáticas é muito mais elevado do que o investimento necessário para a transição ecológica.

Público: “Venda de sacos de plástico subiu em 2020 mesmo com cobrança de taxas”

A venda de sacos de plástico leves voltou a subir após um período em que se registou uma redução notável no seu consumo por habitante desde a implementação da taxa de 10 cêntimos em 2015. Durante os primeiros quatro anos, observou-se uma descida na compra de sacos de plástico em Portugal. No entanto, este padrão não perdurou nos anos seguintes, voltando a subir a partir de 2019. Os especialistas especulam que o aumento das entregas e take-away durante a pandemia de covid-19 tenham tido influência.

SIC Notícias: “Alterações climáticas: água do mar Mediterrâneo aquece e atinge ecossistemas”

Basta a diferença de um grau, que foi ultrapassada, chegando assim aos 30ºC, para as espécies marinhas procurarem novos lugares. As tartarugas que costumam fazer os seus ninhos na Grécia, Turquia e Chipre estão-se a afastar e a procurar novas costas.

25 de julho

Diário de Notícias: “Setor do têxtil vestuário pede tempo para a transição ecológica”

Bruxelas pôs em marcha uma revolução para tornar a indústria europeia mais amiga do ambiente, com metas várias até 2030. Indústria nacional do têxtil e vestuário alerta para a necessidade de equilíbrio entre objetivos ambientais e a competitividade das empresas, e diz que mudança “não pode ser feita em dois ou três anos”.

Jornal de Notícias: “Évora transforma biorresíduos para a agricultura”

Uma nova unidade de valorização orgânica dedicada ao processamento de biorresíduos recolhidos seletivamente começou a funcionar este mês em Évora, após um investimento total de 1,2 milhões de euros. O composto produzido nesta estação já está certificado e registado com a marca “Re-planta” e pode ser utilizado como fertilizante.

Jornal de Notícias: “UE define estações de carregamento elétrico para carros a cada 60 quilómetros”

O Conselho da UE adotou a legislação que prevê estações de carregamento elétrico a cada 60 quilómetros para automóveis e 120 km para camiões e de abastecimento de hidrogénio a cada 200 km. As novas regras estipulam ainda que os utilizadores de veículos elétricos ou alimentados a hidrogénio possam fazer o pagamento através de cartões bancários ou dispositivos sem contacto, sem necessidade de subscrição e o preço deverá ser afixado por kWh, quilograma ou minuto/sessão.

Público: “Circulação no Atlântico pode entrar em colapso já em 2025 e afetar o clima na Terra”

O principal sistema de circulação do oceano Atlântico pode entrar em colapso já no meio deste século, ou mesmo já em 2025, no cenário mais pessimista e com menor grau de certeza, dadas as emissões ininterruptas de gases com efeito estufa. Um estudo científico, publicado na revista Nature Communications, estima que a chamada “circulação termosalina meridional do Atlântico” pode alcançar um ponto de não-retorno a qualquer momento a partir de 2025.

26 de julho

Diário de Notícias: “Inovação para obter hidrogénio verde”

Investigadores da FCUP estão a trabalhar com nanomateriais para produzir hidrogénio verde, alternativa que poderá ser “mais barata, eficiente e escalável” para produzir. O projeto H2Flexi-PEC pretende chegar a “uma nova geração destas células”, nomeadamente, através da construção de um fotóelétrodo composto por materiais que “existem em abundância” em Portugal, como a hematite, o dióxido de titânio e o trióxido de tungsténio.

Jornal de Notícias: “Comissão Europeia promete reduzir ensaios com animais”

A Comissão Europeia comprometeu-se a apresentar legislação para reduzir os ensaios em animais, e a proteger e reforçar a proibição destas práticas na cosmética. A CE reconhece que o bem-estar animal continuar a ser uma grande preocupação para os cidadãos europeus.

Jornal de Notícias: “Lisboa vai substituir 16.135 luminárias por tecnologia LED”

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma proposta da Câmara para a abertura de um concurso de gestão de eficiência energética na rede de iluminação pública, para substituir 16.135 luminárias por tecnologia LED – o que poderá poupar 1,8 milhões de euros por ano.

Negócios: “BNZ tem 450 milhões para 9 centrais solares em Portugal”

Os dois primeiros projetos da produtora independente de energia – um de 49 MW no Ave (distrito de Braga) e outro de 17 MW no distrito do Porto – já estão prontos a avançar para a fase de construção, o que a BNZ espera que possa acontecer antes do final de 2023. Para o mercado nacional, a empresa tem prevista a construção de nove centrais solares fotovoltaicas na região norte do país, num total de 600 MW.

27 de julho

Público: “Portugal deve avaliar se águas subterrâneas devem passar a ser públicas e cobradas, admite APA”

Atualmente temos 26% do território de Portugal continental em seca extrema ou severa – é muito diferente do que s passava no mesmo período há um ano, quando 97% do território estava nessa situação. O Algarve vive a pior seca deste século, num ano de grande assimetria nos recursos hídricos no território nacional. A Agência Portuguesa do Ambiente traça linhas fortes da resposta estrutural à seca.

Público/Reuters: “Crise climática: Ásia foi a região mais afetada por catástrofes, diz OMM”

Os fenómenos meteorológicos extremos, desde secas a inundações em grande escala, e outros efeitos das alterações climáticas estão a aumentar na Ásia e vão afetar a segurança alimentar e os ecossistemas do continente, afirmou a Organização Meteorológica Mundial. Estas catástrofes afetaram direitamente mais de 50 milhões de pessoas e causaram mais de cinco mil mortes.

Porto Canal: “Vila do Conde. Associação do Mindelo exige demolição de prédio de luxo em zona de dunas”

Após a insatisfação demonstrada por moradores, a Associação dos Amigos do Mindelo pela Defesa do Ambiente vem agora também acusar a Câmara de Vila do Conde de ilegalidade por dar luz verde à construção de um imóvel de luxo em zona dunar, exigindo que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) ordene a demolição.

Público: “Casos climáticos em tribunal duplicaram em cinco anos. 30% já são fora dos EUA”

O número de processos judiciais relacionados com as alterações climáticas mais do que duplicou em cinco anos, à medida que os impactos, que vão desde a escassez de recursos hídricos a ondas de calor perigosas, atingem milhões de pessoas. Os números foram divulgados num relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, que acompanha processos climáticos de todo o mundo.

Público: “Portugal ainda não aprovou mais proteção dos trabalhadores face ao calor extremo”

O Governo italiano aprovou esta semana um decreto para ajudar empresas agrícolas e de construção a manter em casa os trabalhadores durante alturas de calor extremo. O país vizinho – Espanha – também já anunciou que vai proibir alguns trabalhos ao ar livre durante condições de calor extremo. Nos EUA também se promete mais e melhor proteção aos trabalhadores durante estas alturas extraordinárias. Em Portugal, o PAN apresentou uma proposta que foi chumbada e, esta sexta-feira, o BE avança com um projeto de lei para defender os trabalhadores em Portugal durante temperaturas extremas.

Observador: “Governo mantém desconto dos combustíveis em agosto”

O Governo  vai manter “inalterado para o mês de agosto o desconto no ISP”, o que representa descontos de 13,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos na gasolina. A medida, anunciada pelo Ministério das Finanças, para mitigar a subida do preço dos combustíveis vai continuar no mês de agosto, o que se traduz num desconto de 13,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.