#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

14 de agosto

Observador/Lusa: “Julho de 2023 foi o mês mais quente desde que há registos e 2024 poderá ser pior”

De acordo com os cálculos da agência espacial norte-americana, o mês de julho de 2023 foi 0,24 ºC mais quente que qualquer outro mês para que existem registos de temperatura e 1,18 ºC mais quente do que a média de julho entre 1951 e 1980, sendo que os cinco meses de julho mais quentes desde 1880 foram todos nos últimos cinco anos.

15 de agosto

dnoticias: “PS alerta que crescimento turístico tem de acautelar segurança, defesa do ambiente e melhores salários”

O PS-Madeira considera urgente a tomada de medidas para garantir o ordenamento turístico, a defesa do património natural e a segurança dos utilizadores dos percursos pedestres e outros espaços naturais da Região.

Rádio Cova da Beira: “Recolha de biorresíduos arranca em Castelo Branco”

O Município de Castelo Branco arrancou, no passado dia 9 de agosto, com o projeto de recolha de bioresíduos, RecolhaBio, através de ações de sensibilização porta a porta a grandes produtores na cidade de Castelo Branco e na vila de Alcains. Esta quarta-feira, 16 de agosto, começou o serviço de recolha seletiva nos estabelecimentos aderentes.

Ambiente Magazine: “APCOR pede reflexão ao Governo sobre o abate de sobreiros para construção do Parque Eólico de Morgavel”

A APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça expressa preocupação com o abate autorizado de 1821 sobreiros, tendo em vista a construção do Parque Eólico de Morgavel, no concelho de Sines, para o qual o Governo português declarou a “imprescindível utilidade pública” do projeto de instalação deste parque.

16 de agosto

O Minho: “Braga: Parque Urbano das Camélias premiado internacionalmente”

O Parque Urbano das Camélias, em Braga, foi distinguido com o 2.º lugar do Prémio Green Cities Europe Award 2023. Com esta classificação, a cidade mostra-se “alinhada com as melhores práticas urbanas e ambientais nacionais e internacionais no âmbito da adaptação às alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental”.

Eco: “Açores vai cobrar taxa de três euros a passageiros de cruzeiros a partir de 2025”

Foi publicado em Diário da República (DR) que os Açores vão cobrar uma ecotaxa de três euros por passageiro de navios de cruzeiro a partir de janeiro de 2025, para promover a “sustentabilidade do destino”.

Observador/Lusa: “Biden e Lula da Silva falam ao telefone sobre luta contra alterações climáticas”

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, falou esta quarta-feira por telefone com o seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, para que os países desenvolvidos apoiem os menos desenvolvidos na mitigação das alterações climáticas, segundo o Governo brasileiro.

17 de agosto

Antena Livre: “Ambiente: Quercus alerta para centenas de carvalhos com folhas secas em Portalegre”

A associação ambientalista Quercus alertou para a existência de centenas de carvalhos-negrais com as folhas secas em vários concelhos de Portalegre e apelou para que se investiguem as causas do fenómeno “nada comum” em pleno verão.

negócios: “Eficiência energética: “Procura massiva” por apoios pode afetar site de candidaturas”

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, admite que a corrida à nova tranche de 30 milhões para janelas eficientes e painéis solares “deverá ser muito elevada”, o que pode levar a “questões técnicas”.

Eco: “Reservas de gás da UE atingem meta de 90% de armazenagem, dois meses antes do prazo”

As reservas de gás natural da União Europeia (UE) atingiram os 90% de capacidade, mais de dois meses antes do prazo acordado entre os 27 Estados-membros. As reservas de gás em Portugal ultrapassam meta e situam-se nos 93%.

Observador/Lusa: “Nova rede de autocarros da AMP que arranca em novembro custará 311,6 milhões de euros em 7 anos”

A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai desembolsar um total de 311,6 milhões de euros ao longo de sete anos no âmbito da nova rede de transportes públicos rodoviários que entrará em vigor em novembro, segundo os contratos.

18 de agosto 

Aveiromag: “Águeda continua “evolução positiva” no campo da sustentabilidade”

O município de Águeda obteve um resultado global de 68,6 no ISM – Índice de Sustentabilidade Municipal – 2023, que avalia o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião – da Universidade Católica divulgou, esta semana, os resultados desta avaliação, que revela uma evolução positiva do concelho aguedense pelo quarto ano consecutivo, colocando-o numa posição de liderança face aos parâmetros avaliados na região e no país.

Observador/Lusa: “Portugal é o país da Europa onde as alterações climáticas têm maior impacto, disse Agência Portuguesa do Ambiente”

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse, em Macau, que Portugal é o país na Europa em que as alterações climáticas estão a ter maior impacto. Carlos Pimenta Machado afirmou que, mesmo entre os países do sul da Europa, mais vulneráveis, “Portugal é onde a mudança climática mais impacta, na água, no aumento da temperatura”, sendo possível ver o que se está a passar no espaço europeu: “os incêndios com chuva mais concentrada e longos períodos de seca”, com resultados “nas atividades económicas e no ecossistema”.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.