#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.

9 de outubro

Público: “Desflorestação na Amazónia caiu 56,8% em Setembro”

A área verde total destruída na Amazónia nos primeiros nove meses do ano caiu 49,5%, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Acabar com a desflorestação ilegal é uma meta anunciada como prioridade pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Os incêndios na região caíram 36% no mês passado, melhorando em relação ao mês homólogo do ano anterior, o pior Setembro em mais de uma década.

10 de outubro

Público: “Ação climática terá três mil milhões de euros no Orçamento do Estado”
A área da energia e mobilidade é a que fica com a fatia de leão: 2222,4 milhões de euros (quase três quartos do “investimento climático”), distribuídos por 509 medidas. Segue-se a área dos incentivos económicos, emprego, capacitação e inovação, com 57 medidas que implicarão um custo de 374 milhões de euros (12,4% da despesa climática orçamentada).

Público: “Crise climática pode deixar a cerveja europeia menos saborosa e mais cara”
É o lúpulo que confere à cerveja um sabor e um aroma característicos – e a produção desse ingrediente na Europa pode sofrer, até 2050, uma redução considerável, devido às alterações climáticas, sugere um estudo da revista científica Nature Communications.  Estima-se que as regiões europeias onde o lúpulo é cultivado sofram não só uma quebra de 4 a 18% na produção, mas também uma redução de 20 a 31% no teor de ácidos alfa.

11 de outubro

Expresso/Lusa: “Águas residuais tratadas podem regar metade dos campos de golfe no Algarve em 2025”

A Águas do Algarve está a trabalhar em cinco projetos de eficiência hídrica com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): a segunda fase de Vila Real de Santo António, em Vilamoura e Quinta do Lago (Loulé), em Albufeira Poente e na Boavista (Lagos). Os projetos com maior dimensão são os de Vilamoura e da Quinta do Lago, com um investimento de 14,7 milhões de euros.

12 de outubro

Dinheiro Vivo: “Apoios à compra de elétricos vão ser menores”

O Governo vai baixar o teto máximo nos apoios à compra de viaturas elétricas de modo a não abranger carros de luxo. Em estudo está também a limitação ao número de veículos por agregado familiar. Medidas que coexistirão com a recém-anunciada intenção de retomar o incentivo ao abate de veículos, que consta da proposta de Orçamento do Estado para 2024.

euronews: “Proibição de automóveis a gasolina e a gasóleo em Estocolmo?”

A capital da Suécia vai proibir a circulação de automóveis a gasolina e a gasóleo no centro da cidade para reduzir a poluição e as emissões. As novas regras entrarão em vigor em 31 de dezembro de 2024.

euronews: “Proibição de peles na UE: A indústria europeia de peles está em perigo?”
O Parlamento Europeu está a analisar uma petição que apela à proibição das peles. Embora a petição seja uma boa notícia para o bem-estar dos animais, tem havido algumas preocupações sobre as potenciais consequências económicas da proibição, uma vez que a UE é um dos principais produtores e vendedores de peles.
Público: “Calor em Outubro: reserva de água desceu em mais de metade das albufeiras”

A Bacia Hidrográfica do Douro é aquela que, a nível nacional, tinha os maiores níveis de armazenamento, 12 das 16 barragens do seu sistema hidrográfico apresentam reservas de água acima dos 80%. A bacia do Sado é a que apresenta a situação mais dramática a nível nacional. Nas 82 barragens públicas monitorizadas pelo SNIRH, a reserva de água entre 25 de Setembro e 9 de Outubro desceu em 45 albufeiras.

Observador/Lusa: “Colheita de mel da Serra da Lousã volta este ano a ser baixa devido ao clima”

A produção de mel da Serra da Lousã voltou este ano a ser muito baixa, como em 2022, devido às condições climatéricas desfavoráveis. Em 2022, a quantidade de mel que os cerca de 200 associados no ativo entregaram à cooperativa rondou as cinco toneladas.

Observador: “Electrão diz que cabos descartados dariam 107 voltas à Terra e apela para reciclagem”

As 950.000 toneladas de cabos descartados no último ano em todo o mundo chegariam para dar 107 voltas ao planeta, nas contas da associação Electrão, que esta quinta-feira considerou urgente promover a reciclagem de equipamentos elétricos. Por ocasião do Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, que se celebra a 14 de outubro, o Eletrão vai montar junto à Casa dos Bicos, em Lisboa, uma instalação de vários aparelhos usados.

13 de outubro

Negócios: “Mais de 70% dos materiais usados nos produtos da Ikea são reciclados e renováveis”

Desde a aposta em energias renováveis, que permitiu eliminar o uso de combustíveis fósseis nas operações internas, à redução da pegada ambiental indireta até ao recurso a materiais ecológicos, a CEO da Ikea Portugal, Helen Duphorn, diz estar “muito orgulhosa” dos avanços conquistados em matéria de sustentabilidade.

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.