#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.

30 de outubro

Público/Lusa: “Orçamento de CO2 para evitar uma Terra 1,5 graus mais quente acaba em 2030”

O planeta poderá atingir os 1,5 graus Celsius de aquecimento acima dos valores da era pré-industrial antes de 2030 se não houver reduções rápidas de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), indica um estudo publicado na revista Nature Climate Change.

31 de outubro

Dinheiro Vivo/Lusa: “Produção de castanha em Marvão volta a ter quebras com tempo quente e seco”

A produção de castanha em Marvão (Portalegre) volta este ano a descer, com produtores a queixarem-se de quebras entre os 20 e 50%, devido ao tempo quente e seco verificado no Alentejo, apesar das recentes chuvadas. Em declarações à agência Lusa, o produtor José Mário explicou que a produção “está com problemas” e “já não há um ano” em que a mesma corra de forma positiva, devido “às temperaturas muito altas” que se verificam na região, devido à seca.

euronews: “Três agências europeias juntam esforços para travar a sobrepesca”

O navio Ocean Sentinel, gerido pela Agência Europeia de Controlo das Pescas, realizou uma missão de patrulha nas águas internacionais do Mar Adriático, entre a Itália e a Croácia. A partilha de dados entre as agências e as autoridades nacionais ajuda a identificar os barcos de pesca que terão mais probabilidades de infringir as regras.

Público/Lusa: “Ovar reduz a área de REN para instalar três centrais fotovoltaicas”

O município de Ovar, no distrito de Aveiro, vai ficar com menos 23,9 hectares de Reserva Ecológica Nacional (REN) para os afetar à construção de três centrais solares fotovoltaicas, o que a autarquia atribui à intenção de diminuir a sua pegada carbónica. A desafetação desses hectares foi publicada em Diário da República e entra em vigor esta terça-feira.

Público: “Buscas em todo o país por suspeita de crimes ambientais”

02 de novembro

Expresso: “Reclamações sobre carros elétricos e híbridos disparam 84% até outubro”

As reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos aumentaram 84%, de janeiro a outubro de 2023, comparativamente ao mesmo período do ano passado. “A Renault, Peugeot e Hyundai são as marcas que apresentam o maior número de reclamações no enquadramento de veículos elétricos e híbridos”, pode ler-se nas conclusões do relatório do Portal da Queixa.

Lusa: “Estudo vai avaliar impacto das alterações climáticas no Mosteiro dos Jerónimos”
Uma investigação científica inédita em curso no Mosteiro dos Jerónimos e na Torre de Belém, em Lisboa, vai avaliar o impacto das alterações climáticas nestes monumentos com mais de 500 anos, disse a diretora, Dalila Rodrigues. De acordo com a diretora, nos últimos anos, “o aumento da temperatura do ar, as alterações do nível do mar e as alterações da ondulação das águas subterrâneas estão a ocorrer como uma expressão local das alterações climáticas globais”.
Público/Lusa: “Papa confirma que vai à Cimeira do Clima no Dubai”

03 de novembro

Expresso/Lusa: “Quantidade de água subiu em nove bacias hidrográficas e desceu em quatro”

Os armazenamentos de outubro de 2023 por bacia hidrográfica apresentaram-se em geral superiores às médias de armazenamento de outubro (1990/91 a 2022/23), exceto para as bacias do Sado, Guadiana, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade. A bacia do Barlavento continua a ser a que tem a menor quantidade de água, apenas 7,6%, quando a média é de 53,4%