#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.

Público: “Captação na Barragem de Santa Clara vai cada vez mais fundo para garantir água para consumo”

O ministro do Ambiente e Ação Climática diz que o Governo está a ponderar o prosseguimento das captações de água na Barragem de Santa Clara para assegurar a campanha agrícola das culturas regadas durante o ano de 2024. Em Odemira, Duarte Cordeiro foi recebido com protestos: “A água é do povo, a água é para todos!” e ainda “Estufem a vossa prima!”, “Dinheiro rápido, estragos permanentes!”.

Público/Lusa: “Grupo de invertebrados aquáticos coloniza macroplásticos como se fossem folhas”
Um grupo de invertebrados aquáticos denominados raspadores coloniza os macroplásticos como se estes fossem folhas, concluiu o estudo de uma investigadora da Universidade de Coimbra. De acordo com o estudo, os raspadores utilizam os macroplásticos como “campo de alimentação”, uma vez que ele suporta o crescimento das algas de que se alimentam.

16 de janeiro

Dinheiro Vivo/Lusa: “Agricultores algarvios consideram incomportáveis cortes de 70% no consumo”

Os agricultores do Algarve classificaram como incomportáveis os cortes no consumo de água previstos para o setor e querem ser tratados de forma igual ao do ciclo urbano, que acusam de estar a desperdiçar este recurso. A Comissão Interministerial de Seca deverá reunir-se, prevendo-se que sejam depois anunciadas medidas a somar à intenção de impor cortes de 70% para a agricultura.

Dinheiro Vivo/Lusa: “Acionistas ativistas da Shell querem objetivo de redução das emissões de gases”

Um grupo de acionistas da Shell vai apresentar uma resolução na assembleia geral do conglomerado de hidrocarbonetos, para o obrigar a definir um objetivo de redução das emissões de gases com efeito de estufa conforme o Acordo de Paris. Em junho, a Shell anunciou que a sua produção de petróleo vai continuar “estável” até 2030, depois de em 2021 ter apresentado objetivos de redução anual de 1% a 2%.

Jornal de Notícias: “Requisito ambiental tira Autoeuropa de consórcio financiado pelo PRR”

Este consórcio pretendia investir cerca de 168 milhões de euros, dos quais 145 milhões provenientes das empresas, sendo a Autoeuropa o principal contribuinte, com 68 milhões de euros, mas o uso de gás natural na pintura do modelo T-Roc terá obrigado a fábrica de Palmela a desistir do projeto.

Público/Reuters: “YouTube ganha milhões de euros com a nova geração de negacionistas da crise climática”

O YouTube está a ganhar milhões de euros por ano com publicidade em canais que fazem falsas alegações sobre as alterações climáticas, porque os criadores de conteúdos estão a usar novas táticas que fogem às políticas da plataforma de redes sociais para combater a desinformação.

Negócios: “Depois de Portugal e Polónia, EDP estreia primeiro projeto renovável híbrido em Espanha”

No ano passado a EDP Renováveis tinha já colocado em operação os primeiros projetos híbridos eólicos-solares da empresa em Portugal e na Polónia, e tem agora como objetivo desenvolver mais dois parques híbridos em Espanha nos próximos meses. Além disso, a empresa tem mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar em desenvolvimento, que devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável a Espanha nos próximos anos.

Público: “Microplásticos tóxicos podem ser transportados até por uma leve brisa nos campos”
Dinheiro Vivo/Lusa: “Situação de seca aumentou em dezembro na região Sul”

A situação de seca meteorológica aumentou em dezembro na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro na classe de seca moderada, segundo o boletim climatológico do IPMA. Em 31 de dezembro, 38% do território estava em seca meteorológica, enquanto no final de novembro esse percentagem era de 19,4%.

Negócios: “UE exportou 32 milhões de toneladas de resíduos em 2022. Turquia foi principal destino”

Em 2022, a União Europeia (UE) exportou 32,1 milhões de toneladas de resíduos, traduzindo uma ligeira descida de 3% face ao anterior. A Turquia foi o principal destino e os metais ferrosos o principal material enviado para fora do “bloco” dos 27. Segue-se a Índia (que recebeu 3,5 milhões de toneladas) e a fechar o pódio o Reino Unido (para onde foram 2 milhões de toneladas).

Negócios: “EDP Renováveis entre as empresas mais sustentáveis do mundo”

A EDP Renováveis surge em 39º lugar na lista Global 100 da Corporate Knights de 2024, que identifica as empresas mais sustentáveis do mundo. A empresa surge listada em Espanha, uma vez que a sede formal é nesse país. Desta lista global não consta nenhuma empresa sedeada em Portugal.

Negócios: “Seca fez subir preço da batata em 23% no último ano na UE. Azeite está 54% mais caro”

As estimativas do Eurostat apontam para uma subida significativa numa série de produtos agrícolas na União Europeia em 2023. O azeite foi o que mais subiu, seguido das batatas, suínos e ovos. Por outro lado, preço dos fertilizantes caiu em 22 dos Estados-membros da União. A subida do preço da batata, diz o Eurostat, acontece devido à “seca generalizada em 2023 que afetou os níveis de produção de uma série de culturas, incluindo a batata”.

Público/Lusa: “Alterações climáticas podem reduzir em seis meses esperança média de vida humana”