#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.

Dinheiro Vivo: “Chineses da CALB investem dois mil milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines”

O projeto para uma fábrica de baterias de lítio em Sines, distrito de Setúbal, entrou em consulta pública, sendo a China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) a promotora num investimento de mais de dois mil milhões de euros. Está em causa a criação de 1800 empregos, sendo que a CALB espera arrancar com a produção até ao final de 2025.

Jornal de Notícias: “Alqueva sobe 1,87 metros numa semana e está a 80% da capacidade total”

A albufeira de Alqueva, no Alentejo, subiu 1,87 metros na última semana, com um encaixe de quase 360 milhões de metros cúbicos de água, e está hoje “a 80%” da capacidade, revelou o presidente da empresa gestora.

Observador/Lusa: “CCDR estima que agricultura algarvia precisará de apoios de 100 milhões de euros”

O setor agrícola algarvio precisará de apoios de 100 milhões de euros a manter-se o cenário atual e os cortes previstos no abastecimento de água, estimou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.  As medidas, alicerçadas em fundos europeus e ajudas diretas, podem ser dirigidas a investimentos, nomeadamente, em dessalinizadoras portáteis, na construção de charcas, reabilitação de furos ou produção de água reutilizada, mas também para compensações pela previsível perda de produção.

Jornal de Notícias: “Estudo propõe dessalinizadora em Odemira com investimento de 200 milhões”

Um estudo propõe a construção de uma dessalinizadora em Odemira (Beja), para abastecer o Perímetro de Rega do Mira, com capacidade para 25 milhões de metros cúbicos de água/ano, num investimento de 200 milhões de euros.

Negócios: “Greenvolt vai emitir 75 milhões em dívida verde com juro de 4,65%”

A Greenvolt vai emitir até 75 milhões de euros em dívida verde com maturidade em 2029, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM). A operação prevê a emissão de 150 mil obrigações com um valor unitário de 500 euros, que poderá ser aumentado pelo emitente até ao dia 6 de fevereiro, inclusive. O cupão foi fixado nos 4,65%.

Negócios: “Grupo BEI investe 88 mil milhões de euros em projetos de impacto ambiental e de competitividade”

Em 2023, o Grupo Banco Europeu de Investimento assinou novos contratos de financiamento no valor de cerca de 88 mil milhões de euros para projetos de elevado impacto no âmbito das prioridades políticas da União Europeia, incluindo a ação climática, as infraestruturas sustentáveis e os cuidados de saúde.

Negócios: “EDP assina primeiro contrato de venda de energia na Alemanha”

A EDP Renováveis acaba de anunciar, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que assegurou o seu primeiro contrato de venda de energia (PPA – Power Purchase Agrrement) na Alemanha, através da Kronos Solar. Este contrato celebrado com a francesa Lhyfe, que se dedica à produção e fornecimento de hidrogénio verde na Europa, será válido por 15 anos.

Observador/Lusa: “EPAL com obras de requalificação no sistema de Alenquer atrasadas seis meses”

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) adiou para junho a conclusão da empreitada de reabilitação e ampliação da rede de abastecimento de água em alta de Alenquer, um investimento de 4,8 milhões de euros. O sistema deverá entrar em “funcionamento parcial no início do terceiro trimestre”.

Negócios: “Emissões reais de automóveis não diminuíram na última década”

A maioria dos automóveis de passageiros que circulam nas estradas da União Europeia continua a emitir a mesma quantidade de CO2 que há 12 anos, apesar dos objetivos de redução estabelecidos em 2010 para os novos veículos matriculados, pondo em risco a agenda ecológica da Europa, revela o Tribunal de Contas Europeu.

Público/Reuters: “Colômbia vai declarar catástrofe natural devido a incêndios florestais”
A Colômbia apagou cerca de 204 incêndios este mês – cerca de oito por dia – e 25 incêndios continuaram ativos, de acordo com um relatório do Ministério do Ambiente e da agência de catástrofes. Quase metade do orçamento de 466 milhões de euros para enfrentar os problemas causados pelo El Niño, como o combate aos incêndios, já foi gasto.
Dinheiro Vivo/Lusa: “Produção de eletricidade da EDP recua 8% em 2023 mas nas renováveis sobe 8%”
 A produção de eletricidade total pela EDP diminuiu 8% em 2023 face a 2022, tendo a produção de energias renováveis aumentado 8% e representado 87% da produção total, segundo dados operacionais previsionais divulgados pela empresa. No ano passado, a produção hídrica na Península Ibérica, líquida de bombagem, alcançou 8,2 Terawatts/hora (TWh).
SIC Notícias: “Dezenas de tartarugas morreram atordoadas pelo frio nos EUA”

Apenas 36 dos 109 animais atordoados em Cape Lookout e recolhidos no domingo conseguiram sobreviver. Quando as temperaturas caem, a temperatura corporal dos répteis de sangue frio sincroniza-se com o meio-ambiente, deixando-os letárgicos e dificultando-lhes os movimentos.