#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

 

26 de junho

Público: “UE ainda não sabe bem como vai cumprir metas climáticas de 2030 (nem de onde virá o dinheiro)”

“Pouco indica que as ações para alcançar as aspirações de 2030 serão suficientes”. Este é o subtítulo do relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE) sobre as Metas da União Euorpeia em matéria de clima e energia. Apesar do compromisso ser reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 (em relação aos níveis de 1990), o relatório nota que, tendo por base o orçamento comunitário 2021-2027 e os planos nacionais de energia e clima dos Estados-Membros, não é, de todo, claro se alcançará a meta.

27 de junho

Observador/Lusa: “Planeta perdeu em 2022 área de floresta tropical virgem equivalente ao tamanho da Suíça”

Um novo estudo do World Resources Institute (WRI), com sede em Washington, EUA, revela que o planeta perdeu em 2022 uma área de floresta tropical virgem equivalente ao tamanho da Suíça ou da Holanda, ecossistemas destruídos sobretudo devido à agricultura e pecuária,

Observador/Lusa: “Comissão Europeia propõe 11 milhões de euros para Portugal de 330 milhões de euros de apoio a 22 países da UE

A Comissão Europeia propôs um apoio de 11 milhões de euros para os agricultores em Portugal, de um total de 330 milhões de euros para 22 Estados-membros da União Europeia (UE) afetados por fenómenos climáticos adversos, como seca.

28 de junho

Observador/Lusa: “Incêndios no Canadá batem recorde anual de emissões de carbono”

As emissões de carbono dos incêndios florestais no Canadá já ultrapassaram o recorde anual nacional, segundo o observatório europeu do clima Copernicus, enquanto mais de 250 incêndios constinuam sem controlo, poluindo o ar e alimentando o aquecimento global.

29 de junho 

Público: “Junho foi o mês com a água do mar mais quente dos últimos 20 anos em Portugal”

A temperatura da água à superfície do mar esteve acima da média dos últimos 20 anos no mês de Junho deste ano, considerando os dados recolhidos pelas bóias ondógrafo direccionais (que medem a altura e frequência das ondas do mar) localizadas em Leixões, Sines e Faro da rede Monizee, do Instituto Hidrográfico.

euronews: “Estudo revela que lentes de contacto podem estar a libertar microplásticos para os olhos”

As lentes de contacto podem estar a libertar microplásticos para os seus olhos, revela um novo estudo. Globalmente, até 140 milhões de pessoas usam lentes de contacto, mas o aliado visual pode ser uma fonte de poluição plástica prejudicial.

Observador/Lusa: “Humanos usam ou comercializam 14.663 espécies, o equivalente a um terço de todos os vertebrados”

Um novo estudo publicado na revista científica Communications Biology indica que os humanos utilizam para várias finalidades quase um terço de todas as espécies de animais vertebrados: 39% encontra-se ameaçadas.

Observador/Lusa: “Alga asiática que invade costa algarvia prejudica ecossistemas”

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para a acumulação excessiva de algas na costa do barlavento (oeste) algarvio, sendo prejudicial para os ecossistemas. A APA adianta que a situação está a ser monotorizada.

adiantando que a situação está a ser acompanhada.

Observador/Lusa: “Tribunal de Justiça da União Europeia diz que Portugal não cumpre regras de qualidade do ar”

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou que Portugal não cumpre as regras europeias sobre qualidade do ar, ultrapassando o limite das concentrações de dióxido de azoto (NO2) em três zonas do país.

Observador/Lusa: “Sobrevivência do sisão em Portugal em risco devido a práticas agrícolas”

Um novo estudo aponta que as práticas agrícolas implementadas nas últimas décadas estão a colocar em risco a sobrevivência do sisão em Portugal. De acordo com os dados, a população destas aves sofreu um declínio de 80% desde 2006.

30 de junho 

Público:Tábuas de cortar alimentos podem aumentar ingestão de microplásticos”

Um novo estudo, publicado recentemente pela revista científica Environmental Science and Technology, aponta que as tábuas de cortar alimentos, sejam de plástico ou de madeira, podem deixar uma quantidade significativa de microplásticos na comida. O uso das tábuas não se restringe somente ao ambiente doméstico, estendendo-se a restaurantes, por exemplo, o que pode contribuir para a ingestão desavisada de partículas microscópicas de plástico pelos consumidores.

Público: “Software canadiano ajuda empresas a sobreviverem às alterações climáticas”

Chama-se Manifest Climate e é um software que ajuda as instituições a identificarem os riscos relacionados com as alterações climáticas, a divulgarem a informação sobre o seu impacto ambiental e a criar estratégias para investir em novas oportunidades de negócio. São já várias as entidades públicas e empresas privadas portuguesas que querem adotar o software canadiano.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.