AMCAL: Valorizar o ambiente – defender o futuro!

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), é uma associação de municípios de fins específicos, constituída em 1991, visando a intervenção nas áreas do ambiente e turismo.

Atualmente é constituída pelos municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, servindo uma população de 22 895 habitantes, com 21 freguesias e uma área total de 1 749 km2.

No presente, focados na gestão de resíduos, a AMCAL opera, juntamente com os seus municípios associados, o Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva, uma central de triagem e um parque de resíduos recicláveis (Vila Ruiva), 5 ecocentros (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira) e 3 estações de transferência (Vila Ruiva, Vidigueira e Portel).

A AMCAL possui um parque de 18 viaturas de recolha e transporte de resíduos, 129 ecopontos municipais para deposição seletiva de resíduos urbanos. Detém ainda participação nas instalações de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos de Évora e Beja, bem como na instalação de produção de Combustíveis derivados de Resíduos (CdR) de Évora.

Apostada em afirmar-se como entidade “fazedora de mudança na sustentabilidade ambiental”, a AMCAL, tem nos últimos anos desenvolvido um vasto conjunto de projetos, que se traduzem num investimento superior a 6 milhões de euros, e que a coloca como uma entidade de referência a operar nesta área.

Central de Valorização Orgânica dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente

Reconhecendo a importância da recolha seletiva de resíduos para o cumprimento dos objectivos e metas nacionais, a AMCAL, implementou em todos os municípios da sua área de intervenção, um sistema de recolha seletiva porta-a-porta inicialmente visando a recolha do fluxo de embalagens (vidro, embalagens e papel cartão), de forma a promover um aumento significativo da valorização deste material através da sua reciclagem e uma diminuição acentuada da sua deposição em aterro. Em 2023, este sistema de recolha irá estender-se ao fluxo dos biorresíduos, iniciando-se a recolha seletiva nos concelhos que integram a AMCAL.

Inserida nesta estratégia e nas atividades previstas no âmbito do Plano de Investimentos Prioritários da AMCAL, assume especial relevo a recente adjudicação da empreitada para construção da Central de Valorização Orgânica (CVO) dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente. A nova instalação, que ficará localizada em Vila Ruiva/Cuba, conta com um investimento total que ascende a 8,5 milões de euros.

A nova Central de Valorização Orgânica é assumida como um projeto estruturante para a AMCAL, alinhado com as políticas que têm sido desenvolvidas e implementadas na área de intervenção dos 5 municípios associados, dotando as populações das melhores soluções técnicas que permitam por um lado o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados e, por outro, a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro. Trata-se, pois, de um esforço conjunto que visa a melhoria da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida desta região, através do desenvolvimento de uma solução de proximidade.

Esta nova infraestrutura permite implementar uma solução de recolha de biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portal, Viana do Alentejo e Vidigueira, com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2 500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região.

📸 João Português, Presidente da AMCAL

*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine