Amêndoa cobrirá sete mil hectares

Amêndoa cobrirá sete mil hectares

A água faz milagres. a região de Alqueva, muita da terra de montados e searas é agora ocupada por uma horta de grandes dimensões. Na verdade, metade da área atual de regadio, cerca de 50 mil hectares, é ocupada por olival. Mas já há melão a perder de vista, grandes extensões de leguminosas, ervas aromáticas e, por último, mas em grande força, a amêndoa.

“É uma cultura que está a despertar muito interesse. Já foram plantados dois mil hectares e, pelo número de projetos, é natural que chegue, no próximo outono, aos sete mil hectares”, afirmou o presidente da EDIA, citado pelo Correio da Manhã.

A seca que está a atingir o estado americano da Califórnia, de onde saía 80% da produção mundial de amêndoa, fez disparar a procura e o preço, o que naturalmente incentivou novas plantações.

Mas alguns produtores questionam o ivestimento. Tomás de Almeida, presente na audência, manifesta reservas, referindo que “a euforia pode dar maus resultados”. No entanto, acontece com a amêndoa o que acontece com a generalidade das culturas e o crescimento é visível.