Amorim Energia arrecada 500 milhões de euros com Galp

Amorim Energia arrecada 500 milhões de euros com Galp

Categoria Advisor, Empresas, Energia

A Sociedade de Américo Amorim e da Sonangol anunciou na quinta-feira que pretende vender 5% do capital na Galp Energia, o que permite arrecadar perto de 500 milhões de euros, noticiou hoje o Jornal Económico.

Esta participação é equivalente à que tinha sido adquirida há quatro anos à ENI, para que os italianos pudessem sair do capital da petrolífera portuguesa. Depois desta alienação, o empresário nortenho ficará com uma participação direta de 33,34% e “manterá a sua posição de acionista de referência desta sociedade”, adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.

A Amorim Energia é detida pelo empresário Américo Amorim (55%) e pela Esperanza (45%), uma sociedade da Sonangol e de Isabel dos Santos. No comunicado, a empresa informa que vai “proceder ao lançamento de uma oferta para particular ações através de um processo de ‘accelerated book building’, dirigido exclusivamente a investidores institucionais qualificados”.

No comunicado o grupo compromete-se a respeitar o ‘lock-up’ (inibição de vender o resto da participação) de 180 dias, a contar da data de liquidação da oferta. Os termos finai da oferta serão anunciados após a conclusão do processo de ‘accelerated bookbuilding’, o que deverá decorrer duante o dia de hoje.

Uma operação de ‘accelerated bookbuilding’ é um processo de colocação em que são recebidas propostas num prazo muito curto. É muitas vezes usado quando a empresa precisa de financiamento de imediato, por exemplo, quando pretende adquirir outra companhia.