“ANADIA + VERDE” com leitão assado biológico e veículos elétricos

“ANADIA + VERDE” com leitão assado biológico e veículos elétricos

Categoria Advisor, Agenda

A Praça Visconde de Seabra, em Anadia, recebe, nos próximos dias 1 e 2 de junho, a partir das 09h00, a 3.ª edição da Feira do Ambiente “Anadia+Verde”, organizada pela Câmara Municipal.

O certame está de regresso para continuar a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas, e à proteção do meio ambiente. A grande novidade da edição deste ano é o leitão assado biológico.

Ao longo de dois dias, sexta-feira e sábado, oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, divulgação de produtos biológicos e outras ações promotoras da atividade das entidades participantes, designadamente, associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos. Haverá também um espaço de restauração, onde serão servidos, pela APPACDM de Anadia, almoços e jantares biológicos, revertendo a receita a favor daquela instituição.

Tal como em 2017, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) junta-se à Feira do Ambiente e realiza mais um “Encontro Regional de Veículos Elétricos”, que servirá para explicar e demonstrar as vantagens deste tipo de veículos. A Câmara Municipal de Anadia disponibiliza no recinto 15 tomadas de 16 A, existindo ainda um posto da rede MOBI.E, localizado na Praça da Juventude, recentemente atualizado com duas tomadas de 22 kW.

Outro dos pontos altos da feira será o terminus da “Caminhada Verde”, no âmbito da Rota da Floresta. Na ocasião, os alunos da Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada irão entregar o testemunho da caminhada à presidente da Câmara Municipal de Anadia.

Sendo 1 de junho o Dia Mundial da Criança, os mais novos terão direito a atividades que lhes são especialmente dedicadas. Karts e insufláveis garantem a animação e, no sábado à tarde, entre as 15h00 e as 18h00, haverá também uma gincana de bicicletas.

Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol do ambiente é um dos objetivos da autarquia, que pretende, ainda, incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente, e que afastem o recurso a tratamentos com produtos químicos.

Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente é também um objetivo deste evento.