Angola ensaia mecanismos para combater o excesso de lixo em Ganda

Angola ensaia mecanismos para combater o excesso de lixo em Ganda

Categoria Ambiente, Resíduos

As autoridades administrativas do município da Ganda, a sul da cidade de Benguela, em Angola, continuam a ensaiar mecanismos, com fim de estancar o lixo na região. Para o efeito, o administrador da Ganda, António Kapewa Kalianguila, reuniu-se hoje, com sobas, séculos e coordenadores de bairros, para transmitir os referidos mecanismos que passam pela promoção de campanhas periódicas de limpeza, com envolvimento de toda comunidade residente.

“No bairro, aldeia ou quimbo, cada soba ou coordenador conhece os locais de maior concentração do lixo, daí a sua prioridade, capinando e limpando”, disse o administrador, apelando para a maior mobilização da juventude na participação ativa desta atividade. Alertou, ainda, para a limpeza dos terrenos baldios que os seus ocupantes “nada fazem para a sua manutenção ou construção”, o que os torna, também, locais com maior proliferação do lixo, avança a Agência Angola Press.

Para o êxito deste processo estão disponibilizados dois tratores e um camião basculante que, diariamente, fazem a recolha dos resíduos sólidos nos bairros e quarteirões da sede municipal da Ganda.