ANIPLA apresenta primeira quinta inteligente em Portugal

ANIPLA apresenta primeira quinta inteligente em Portugal

A ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, apresentou ontem a primeira quinta inteligente em território nacional: a SMART FARM. Localizada na Companhia da Lezírias, a SMART FARM e é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

Preparada para receber a visita de profissionais e do público em geral, esta moderna exploração agrícola vem colmatar a necessidade de reunir, num único local, as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura, num espaço pensado para a experimentação e a aprendizagem prática da implementação das Boas Práticas Agrícolas (BPA).

smart-farm_anipla-2A SMART FARM assenta em quatro áreas fundamentais – a água, a alimentação, a saúde e a biodiversidade -, e é um local de referência no âmbito da promoção e divulgação das técnicas, tecnologias, equipamentos e melhores práticas.

Para António Lopes Dias, director executivo da ANIPLA, “a SMART FARM vem trazer aos profissionais um espaço que reúne todas as ferramentas e técnicas da agricultura moderna, assente na sustentabilidade, productividade e competitividade, através da apresentação de soluções que promovem a eficiência na utilização dos recursos”.

“A agricultura portuguesa está a atravessar um período de crescimento e consolidação, entre outros factores, pela entrada na atividade de novos agricultores dotados de mais formação e dinamismo, mas também fortalecida pelas novas tecnologias e inovações científicas que permitem significativos avanços a par de uma utilização eficiente dos recursos. A SMART FARM cria o espaço para a demonstração e experimentação essencial destas novas práticas, fundamental a quem quer tirar o melhor partido da agricultura do século XXI”, conclui o responsável.

A programação de ações de formação e sensibilização a técnicos e agricultores, assim como a marcação de visitas ao público em geral poderá ser efetuada através do email: smartfarm@anipla.com.