Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

No 28º aniversário da Ambiente Magazine, assinalado em dezembro de 2021, lançamos um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Neste trabalho, incluído na edição impressa número 91 da Ambiente Magazine, apenas conseguimos partilhar os testemunhos da área dos resíduos, ficando a promessa de que, nas duas próximas edições, serão disponibilizados os testemunhos das restantes áreas.

Hoje, partilhamos o testemunho de Benedita Chaves (LIPOR), desafiada por Filipa Figueiredo (CECOLAB – Circular Economy).

PARA QUANDO A SUSTENTABILIDADE?

“A Europa é a cereja do mundo.

Quem aqui vive, tem todas as condições para viver de forma confortável, livre, respeitando os limites do planeta, e dando o exemplo às restantes nações do mundo que ainda não chegaram a este nível de evolução: Humana, integrada, ambiental e económica.

Ainda há muito por fazer, é certo, mas não podemos achar que alguém um dia vai resolver o problema. Cabe a cada cidadão, a cada empresa, a cada município, a cada instituição do estado fazer a sua parte. Está ao alcance de todos e todos são necessários.

A sustentabilidade não é um fundamentalismo, é uma necessidade, é a forma equilibrada de evoluir. Já há tantos bons exemplos para nos inspirar!

Não sabe por onde começar? Espreite os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável ODS das Nações Unidas. 

Se não conseguirmos crescer de forma integrada, respeitando os ODS, não alcançaremos a sustentabilidade”.

By: Benedita Cheves

Cristiana Macedo