António Guterres pede políticas de combate às alterações climáticas

António Guterres pede políticas de combate às alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje nas Ilhas Fiji que as alterações climáticas são um “assunto decisivo da nossa época” e criticou as debilidades políticas para enfrentar o problema. “As alterações climáticas são o assunto decisivo da nossa época. O primeiro-ministro das Fiji, Frank Bainimarama disse-me que esta é a batalha das nossas vidas”, afirmou Guterres no parlamento de Suva.

O secretário-geral das Nações Unidas encontra-se nas Fiji, no âmbito de uma deslocação a vários países do Pacífico, uma região que faz parte dos pontos mais ameaçados do mundo pela subida do nível da água do mar e pelos fenómenos meteorológicos extremos. “Os próximos anos vão ser um período crucial para salvar o planeta e alcançar o desenvolvimento humano sustentável e inclusivo”, acrescentou António Guterres, lamentando que os países pobres e vulneráveis sejam “desproporcionadamente” afetados.

“As alterações climáticas são mais rápidas do que nós e, infelizmente, em muitas partes do mundo a vontade política para as enfrentar está a atrasar-se”, afirmou. Por outro lado, na mesma intervenção, Guterres pediu também uma resposta firme contra o ressurgimento dos discursos de ódio, tendo enaltecido os “exemplos de tolerância” registados nas Fiji.