António Mexia é o novo presidente do BCSD Portugal

by Raquel Loureiro | 4 Abril 2016 14:26

António Mexia, presidente do conselho de administração executivo da EDP, foi eleito presidente da direção do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável para o triénio 2016- 2019.

“É com muita satisfação que assumo a presidência da direção do BCSD. Na composição dos novos órgãos sociais do BCSD reforça-se a participação da liderança feminina e de especialistas da área financeira, cada vez mais necessária para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Esta diversidade será de grande valor na governance e liderança que o BCSD tem, e que deverá reforçar, no contexto nacional. Porque estou convicto de que há muito trabalho a fazer no âmbito da sustentabilidade junto de empresas de pequena e média dimensão e face ao contributo relevante para a economia portuguesa, as PME serão uma das áreas de atuação do BCSD. Pretendemos encontrar plataformas de cooperação entre PME e grandes empresas em projetos que contribuam para a diminuição das emissões de CO2,
valorização dos serviços dos ecossistemas e para a melhoria da competitividade”, afirmou António Mexia.

Vasco de Mello da Brisa, Cristina Amorim da Corticeira Amorim, Carlos Costa Pina da GALP, Adriana Alves da Gestamp, José Fortunato da Sonae e Diogo da Silveira da The Navigator Company, são os vicepresidentes da Direção do BCSD. Já o Comendador Rui Nabeiro da Delta é o presidente da assembleia geral.

O BCSD é uma associação empresarial sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade. Através da conceção de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos. O BCSD representa cerca de 80 empresas, que faturam mais de 65 mil milhões de euros – valor que representa 38% do PIB – e que empregam mais de 270 mil pessoas.

Em 2016, o BCSD comemora 15 anos. Belmiro de Azevedo foi o primeiro presidente da associação, seguido de Francisco Sanchez, Vasco de Mello, José Honório e Luis Serrano.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/antonio-mexia-e-o-novo-presidente-do-bcsd-portugal/