António Sá da Costa é o novo presidente da EREF

António Sá da Costa é o novo presidente da EREF

O presidente da direção da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), António Sá da Costa, foi eleito  presidente da European Renewable Energies Federation (EREF), para um mandato de dois anos. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral da EREF, em Lisboa, entre os dias 7 e 9 de maio.

António Sá da Costa já exercia a função de vice presidente da associação desde 2004. A EREF agrega associações nacionais de produtores de eletricidade renovável de uma grande parte dos países europeus, e representa-as junto da União Europeia, bem como noutros organismos e instituições internacionais.

Tem como principal função a promoção da eficiência energética e da descarbonização da economia, através da sua eletrificação. A EREF tem tido, assim, um papel fundamental na discussão da nova diretiva das renováveis para o período 2020-2030, incluindo a preparação das novas regras do setor elétrico europeu, que deverão presidir ao futuro mercado de eletricidade.

“Com a presidência de António Sá da Costa, a EREF será mais uma voz ativa na defesa e reforço da posição assumida por Portugal nesta discussão. O nosso país está entre os que propõem metas mais ambiciosas (mas realistas), salientando-se a postura coerente e o papel determinante que os representantes do governo português têm assumido na defesa das renováveis no contexto energético nacional”, lê-se em comunicado.