Anunciados os vencedores do concurso “EcoHut”

Anunciados os vencedores do concurso “EcoHut”

No início deste ano foi lançado pelo Portal da Construção Sustentável um concurso de ideias intitulado “EcoHut”. Com o apoio das empresas Gyptec Ibérica, Roca, Coelho da Silva, Grupo Amorim e Alucobond, este concurso desafiou estudantes de todo o país a desenvolver um projeto de alojamento para festivais de Verão.

O grande desafio deste concurso tinha por base a construção de um módulo completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, mini-estações de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia elétrica (painéis fotovoltaicos e baterias).

Cada equipa participante teve a oportunidade de desenvolver um modelo de alojamento móvel, totalmente constituído de materiais sustentáveis. “Os projetos a concurso foram de elevada qualidade e com a mais-valia de serem equipas pluridisciplinares, arquitetos e engenheiros, a trabalhar em conjunto, em prol da sustentabilidade e eficiência energética”, realça o comunicado.

A ideia apresentada pelos vencedores consistiu numa “gaveta”, um pequeno módulo que se projeta para o exterior, uma vez aberta, expandiria a área útil do módulo. A equipa vencedora formada por Eduardo Lopes, Luis Ferreira, João Moreira e Joel Duarte da Universidade do Minho arrecadou um prémio no valor de 3 mil euros. O pódio foi completado pelas equipas compostas por Carlos Afonso e Ana Bento, e por Andreia Soares, Leandro Alves e Ricardo Ribeiro, na segunda e terceira posições, respetivamente.

A entrega dos prémios do concurso de ideias EcoHut decorreu no dia 16 de Junho na Roca Lisboa Gallery. A exposição das propostas finalistas está ainda patente neste espaço e pode ser visitada até esta sexta-feira dia 23 de Junho de 2017.