APA apresenta Relatório do Estado do Ambiente 2025 com tendências em 10 domínios

O Relatório do Estado do Ambiente – REA 2025, divulgado hoje pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), constitui a mais recente avaliação do estado do Ambiente em Portugal e assume um papel central na avaliação e comunicação do desempenho ambiental do país, aferindo a trajetória das diferentes políticas e medidas em matéria de ambiente face aos objetivos e metas estabelecidos. É igualmente feita uma comparação com a evolução dos demais países europeus.

Através da análise de 47 fichas temáticas de indicadores, desenvolvidas em parceria com um vasto número de entidades públicas nacionais, o REA 2025 revela as tendências de evolução em matéria de ambiente em 10 domínios: Ambiente e Economia, Ar, Clima, Solo e Biodiversidade, Água, Ambiente Marinho e Costeiro, Energia, Transportes, Resíduos e Riscos Ambientais.

A edição do REA 2025 apresenta alguns elementos inovadores em relação às edições anteriores, como um capítulo de indicadores-chaves em retrospetiva, a inclusão de novos indicadores e a reformulação de outros; a inclusão de informação sobre a evolução dos principais instrumentos de política, e recomendações em resultado da análise efetuada.

O REA 2025 é acompanhado de uma publicação inédita, “Visão Ambiente 2030 – Desafios e Oportunidades”, constituída por um conjunto de artigos da autoria de um painel de personalidades de reconhecido mérito nos diversos domínios ambientais.

O Relatório do Estado do Ambiente, elaborado anualmente pela APA, constitui um instrumento de referência fundamental no apoio à definição, execução, monitorização e avaliação da política de ambiente, contribuindo para o acompanhamento do desenvolvimento de políticas e estratégias, e a integração do ambiente nas políticas setoriais.

A APA cumpre, assim, mais uma vez, o seu objetivo de promover o conhecimento e o acesso à informação, contribuindo para o envolvimento e compromisso coletivos com o ambiente e o desenvolvimento sustentável.