APA e Sesimbra assinam contrato para a Abertura da Lagoa de Albufeira

APA e Sesimbra assinam contrato para a Abertura da Lagoa de Albufeira

Categoria Águas, Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Município de Sesimbra celebram, no próximo dia 30 de janeiro, pelas 15h00, o Contrato Interadministrativo para a Abertura da Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra, na Caso do Governador, Fortaleza de Santiago.

O plano de água da Lagoa de Albufeira está atualmente sujeito a um conjunto de usos diversificados, apresentando relevante potencial para a prática de atividades balneares e da náutica de recreio assim como atividades aquícolas.

Considerando o dinamismo natural do sistema costeiro em que se insere, a Lagoa de Albufeira tende a fechar a ligação ao mar devido ao assoreamento, sendo necessário proceder-se à abertura artificial de uma barra de maré com o objetivo de evitar-se a eutrofização do hidrossoma lagunar. A questão da abertura da lagoa ao mar é crítica para a renovação da qualidade da água e viabilização das atividades humanas e económicas presentes que aí se desenvolvem e que dependem da qualidade deste sistema natural.

O presente contrato, com efeito até dezembro de 2020, visa promover a abertura da Lagoa de Albufeira, tendo em vista a preservação da qualidade da água, impedindo a sua eutrofização, e assegurando, assim, a viabilização das atividades humanas e económicas da Lagoa que dependem da qualidade deste sistema natural.

Os encargos resultantes da execução do presente Contrato serão suportados pela APA até ao montante de 100.000€, para a realização de empreitada para Abertura da Lagoa de Albufeira ao mar, sendo que a sua contratualização e operacionalização serão asseguradas pelo Município de Sesimbra.