APA investe na requalificação do rio Lis com duas empreitadas previstas

APA investe na requalificação do rio Lis com duas empreitadas previstas

Categoria Águas, Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Câmara Municipal de Leiria assinam esta quarta-feira, pelas 10h30, a consignação de duas empreitadas com vista à proteção e valorização dos recursos hídricos, num contexto de alterações climáticas.

De acordo com a nota da APA, o “primeiro contrato” tem como objetivo o “reforço e reabilitação dos molhes a sul e a norte da foz do rio Lis – praia da Vieira” e será assinado entre a APA e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Pretende-se com esta empreitada a “reabilitação e reforço dos molhes a sul e norte da foz do rio Lis na praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande”, numa “extensão de cerca de 1 km, repartida pela margem esquerda e direita a jusante da Ponte das Tercenas até à foz do rio Lis”, refere a mesma nota.

A intervenção, que tem um prazo de execução de seis meses, prevê um investimento de cerca de 1 milhão 500 mil euros e é financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

O segundo contrato, segunda a APA,  visa a manutenção do rio Lis entre a Ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas, nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande e será assinado entre a APA e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Pretende-se com esta empreitada “recuperar e estabilizar as margens do rio Lis entre a Ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas, no concelho de Leiria numa extensão de 4.960,46 metros”, e no “concelho da Marinha Grande, numa extensão de 6.136,17 metros, tendo uma extensão total de 11.096,63 metros”.

Esta intervenção está orçada em cerca de 120 mil euros e é assegurada pela APA com uma comparticipação de 50%, pelo Município de Leiria com uma comparticipação de 22,5% e pelo Município da Marinha Grande com uma comparticipação de 27,5%.

A cerimónia decorrerá no Auditório do Edifício da Resinagem, Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.