APA promove seminário sobre “A monitorização costeira e o Programa COSMO”

APA promove seminário sobre “A monitorização costeira e o Programa COSMO”

No próximo dia 12 de junho, pelas 9hoo o auditório da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), em Alfragide, vai ser palco para o Seminário: “A monitorização costeira e o programa COSMO”. Em comunicado, a APA explica que esta sessão vai servir para apresentar publicamente os primeiros resultados deste Programa e aplicações/casos de estudo nacionais e internacionais que demonstram a importância da monitorização enquanto ferramenta de suporte à tomada de decisão informada e atempada em matéria de gestão costeira.

O seminário conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais da Administração Central, Laboratórios do Estado e Universidades, indo presidir à sessão de abertura o ministro do Ambiente e Transição Energética e à sessão de encerramento a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza.

O Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental “COSMO”, concebido e desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente e cofinanciado pelo POSEUR, consiste na recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental.

No dia 11 de maio foi tornado público o site, onde estão disponíveis os dados de monitorização coligidos até à data, e que consistem em ortofotomapas e modelos digitais de elevação (MDE) da margem terrestre, levantamentos hidrográficos e perfis de praia (imersos e emersos) de segmentos selecionados na faixa costeira de Portugal Continental. Os dados disponíveis até ao momento abrangem o 2º semestre de 2018, estando previstos carregamentos periódicos trimestrais com novos levantamentos até ao 1º semestre de 2021.