APDA apela municípios e entidades gestoras da Madeira e Açores a assinar declaração sobre as alterações climáticas

No âmbito do convite realizado aos Municípios e Entidades Gestoras a nível nacional para assinarem a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) já tem agendadas as últimas sessões a terem lugar na Madeira e nos Açores.

  • Museu de Eletricidade – Casa da Luz, Funchal – Madeira | 14 outubro | 10h30
  • Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, Ponta Delgada – Açores | 28 outubro | 10h30

Elaborada pela Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas da APDA, a declaração visa firmar a intenção de todos os intervenientes no setor a agir de forma consciente e eficiente face a este que, atualmente, é o maior desafio que os serviços de água e o mundo enfrentam. Com o alinhamento de metodologias e ações, os resultados, embora pendentes da imprevisibilidade climática, têm maior probabilidade de sucesso no percurso para um setor mais resiliente e preparado.

Neste sentido, a APDA apela às entidades que cuidam dos serviços de água nos arquipélagos referidos para se juntarem às mais de 150 entidades que já assinaram o documento nas 10 sessões realizadas no continente, entre as quais a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Num comunicado, a APDA lembra que todos os interessados em aderir à iniciativa só têm de enviar um e-mail para geral@apda.pt, manifestando o interesse.