APDA dá a conhecer programa completo do ENEG 2021

by Cristiana Macedo | 16 Novembro 2021 10:00

Falta precisamente uma semana para o ENEG 2021 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras e de Saneamento. Os trabalhos arrancam às 10h00 do dia 23 de novembro e decorrem até ao dia 26, no Tivoli Marina Vilamoura – Centro de Congressos do Algarve.

De acordo com o documento – Boletim 3[1] – disponibilizado pela organização do ENEG 2021, a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) desvenda, num comunicado, todo o programa, desde a sessão de abertura, presidida por João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e de onde se destaca a participação de Loïc Fauchon, presidente do World Water Council, até à sessão de encerramento, presidida por Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente.

Pelo meio, são conhecidos os moderadores, títulos e autores de cada uma das 218 Comunicações a serem apresentadas (sim, 218, o maior número de sempre registado no ENEG), bem como as salas e horas em que as mesmas decorrem.

Relativamente ao Grande Debate e às sete Mesas Redondas, o detalhe é idêntico: “temas, moderadores, oradores, local e horário de cada uma das sessões, onde as dificuldades na gestão da água, o valor da água, a circularidade, as perdas, o cliente, a gestão e valorização das pessoas, bem como a visão futura do setor e o PENSAARP 2030 (Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais) ganham o devido palco de discussão”.

Para além das nove equipas concorrentes no Pipe Contest – Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, são também reveladas as entidades e temas das 16 candidaturas aos Prémios APDA – Tubos de Ouro, e respetivo júri. Os vencedores de ambos os galardões, que vão para a décima edição, são conhecidos durante o Jantar e Gala ENEG 2021, que decorre na quarta-feira, dia 24 de novembro, pelas 20h00.

O Boletim 3 descortina os mais de 80 stands de variadas entidades presentes na Exposição, dedicada aos equipamentos, produtos e serviços relacionados com água e saneamento. Tem lugar na Sala Fénix e Foyer, no piso 1 do Centro de Congressos do Algarve, entre os dias 23 e 25 de novembro, e é aberta a todos os profissionais interessados. Os Encontros Empresariais também já estão agendados durante os dias da Exposição.

Seguindo a tradição, as visitas acontecem no último dia do evento, ou seja, 26 de novembro. Estão contempladas seis: “Mina de Sal-Gema, Geoparque Algarvensis, Parque Natural da Ria Formosa, Barragem de Odelouca, ETAR da Companheira e ETA de Alcantarilha”.

De acordo com a APDA, são igualmente conhecidas todas as entidades que apoiam a organização do evento, sendo também disponibilizado um programa resumo para agilizar a programação de quem quer participar no ENEG 2021.

Endnotes:
  1. Boletim 3: https://www.apda.pt/site/upload/files/eneg_2021_boletim3.pdf

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/apda-da-a-conhecer-programa-completo-do-eneg-2021/