APDA realiza seminário “O Mundo em 2050 – Tendências, riscos e impacto no território”

APDA realiza seminário “O Mundo em 2050 – Tendências, riscos e impacto no território”

Categoria Advisor, Agenda

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) celebra em 2018 o 30.º aniversário e, para comemorar essa data, decidiu lançar, em 2015 para se concluir em 2018, um projeto de investigação prospetiva que designou por “Os Próximos 30 Anos: Sobre o Futuro dos Serviços de Águas”.

As entidades e empresas responsáveis pela gestão do ciclo urbano da água confrontam-se com desafios de diverso tipo. Muitos deles derivam da forma como as sociedades, as economias, os valores e comportamentos, mudam ao longo do tempo. Num trabalho de prospetiva sobre os serviços de águas, coloca-se por isso, em primeiro lugar, a necessidade pensar o mundo (e Portugal) antes mesmo de pensar os serviços de águas.

É com este propósito que a APDA organiza o Seminário “O Mundo em 2050 – Tendências, Riscos e Impacto no Território”, que terá lugar no dia 27 de abril de 2016, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Existindo uma profunda ancoragem ao território na atividade desenvolvida pelas entidades gestoras de serviços de águas pareceu à APDA que o território (os espaços, os recursos, as pessoas) deveria constituir-se como o fator de contextualização a partir do qual a reflexão se deveria estruturar.

A ideia que presidiu à conceção deste Seminário é, pois, a de cruzar algumas das interrogações que emanam das “tendências” identificáveis em termos sociais, económicos, ambientais, políticos e tecnológicos, enquadrando, desde logo, a dimensão territorial e da sustentabilidade dos recursos.

As temáticas a abordar neste Seminário serão as seguintes:

– Tema 1 – Riscos geopolíticos e a configuração dos territórios;
– Tema 2 – Drivers da resiliência das cidades;
– Tema 3 – Pessoas, território e sustentabilidade.