APDA vai lançar publicação sobre os próximos 30 anos do setor da água

APDA vai lançar publicação sobre os próximos 30 anos do setor da água

Categoria Águas, Ambiente

Nuno Geada, presidente do Conselho Diretivo da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), anunciou, esta manhã, no ENEG, que a APDA vai lançar uma publicação com a qual se pretende traçar uma perspetiva dos próximos trinta anos do setor da água.

“Reunimos um grupo de pessoas muito bom para trabalhar esta ideia. Queremos perceber quais os cenários possíveis no setor, o que vai obrigar a que se realizem vários encontros para discutir as matérias em que este trabalho vai incidir”, explicou Nuno Geada.

Perceber como a indústria da água pode responder a um processo de “grande aceleração de mudança” – que está a ser vivido neste setor – é um dos principais objetivos do desafio a que a entidade se propõe, conforme explicou Sérgio Hora Lopes, coordenador do Conselho Científico da APDA, que também interviu no final da primeira mesa redonda desta manhã, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. “Esta fase de preparação é crucial”, destacou.

2018 é a data apontada para a apresentação do projeto e a APDA pretende que este seja um ano “de reflexão”.

Outro dos projetos da APDA é reforçar a sua representatividade. “Os sócios da APDA não refletem de uma forma proporcional o que são as entidades gestoras, há aqui alguma assimetria e nós queremos conseguir que a APDA reflita bem as suas entidades”, explicou Nuno Geada. “Mas conseguir isso não é fácil. Já tentamos, mas não houve uma grande abertura”, concluiu.